O presidente do município de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, voltou a atualizar, no final da noite de ontem, a situação epidemiológica no concelho. O autarca refere que “no dia de hoje podemos destacar mais 5 pessoas curadas (4 na comunidade e 1 nos profissionais da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS)”.
Até ao momento registam-se “170 CASOS POSITIVOS ACUMULADOS, 63 DOS QUAIS CURADOS, 90 ATIVOS e 17 ÓBITOS”.
Dos 90 casos ativos, registam-se 58 na FMIVPS e 32 na comunidade (23 curados e 1 óbito). “Estes números verificam-se num universo de cerca de 2.200 testes com resultado conhecido até ao dia de ontem, no qual foram conhecidos resultados de aproximadamente 20 testes. Estão planeados para hoje e amanhã mais cerca de 40 testes”
Quanto ao foco da infeção que surgiu no Lar da FMIVPS registam-se “14 casos positivos ativos (11 casos curados e 1 óbito) a trabalhadores e 44 a utentes (21 curados e 15 óbitos)”.
“Relativamente ao controlo da propagação na comunidade não se registou qualquer caso positivo. A autoridade de Saúde Pública considera que o surto está em resolução, caso não existam novas cadeias desconhecidas (tecnicamente será considerado extinto depois de 28 dias sem novos casos positivos COVID relacionados com as cadeias conhecidas”.
No Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), encontram-se sete utentes do lar, dois em Unidade de Cuidados Intensivos. Dos casos de infeção na comunidade encontra-se um caso internado em cuidados intensivos e dois em enfermaria.
O município apela, mais uma vez, a toda a população para que mantenha os cuidados de segurança e higiene de forma a conter a propagação da pandemia COVID-19.