José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, acaba de divulgar na sua página pessoal de Facebook, a Situação Epidemiológica do Concelho de Reguengos de Monsaraz.
A presente informação reporta toda a situação epidemiológica do nosso Concelho até ao final do dia de ontem e evolução do estado clínico e óbitos até à presente hora.
O Concelho regista até ao momento 170 CASOS POSITIVOS ACUMULADOS, 24 DOS QUAIS CURADOS, 130 ATIVOS e 16 ÓBITOS,situação sem alterações relativamente ao dia de ontem. Adianta ainda que “deste valor total de 130 CASOS ATIVOS relacionados com o último surto, registamos 86 na FMIVPS e 44 na comunidade (11 curados e 1 óbito).
Estes números verificam-se num universo de cerca de 2.030 testes com resultado conhecido até ao dia de ontem, no qual foram conhecidos resultados de aproximadamente 30 testes. Estão planeados para hoje e amanhã mais cerca de 20 testes.”
Relativamente ao foco infecioso verificado no Lar da FMIVPS disse ” registamos ao dia de ontem 20 casos positivos ativos (5 casos curados e 1 óbito) a trabalhadores e 66 utentes (14 óbitos). A profissional de ERPI identificada como caso confirmado ontem, fez quatro testes todos negativos entre 18 2 28 de junho. Repetiu pela quarta vez em 9 de julho e apresentou resultado positivo. Encontrava-se em vigilância ativa em sua residência desde 22 de junho.”
No que diz respeito ao controlo da propagação na comunidade disse ” não se registou qualquer caso nos últimos 3 dias. A autoridade de Saúde Pública considera que o surto está em resolução, caso não existam novas cadeias desconhecidas (tecnicamente será considerado extinto depois de 28 dias sem novos casos positivos COVID relacionados com as cadeias conhecidas.”
Adiantou ainda que se encontram 9 utentes do Lar internados no Hospital do Espiríto Santo em Évora, 5 dos quais em cuidados intensivos. Dos casos de infeção na comunidade registamos um caso internado em cuidados intensivos.