O setor da restauração tem sido um dos mais afetados pela pandemia de covid 19.
De portas fechadas durante algum tempo, a reabertura fez-se de forma gradual através do plano de desconfinamento apresentado pelo Governo no passado dia 11 de março.
Apesar desta reabertura gradual, mantém-se até ao dia de hoje a limitação de horários uma vez que, restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar durante a semana apenas até às 22 horas, estando obrigados a encerrar às 13 horas no fim de semana.
A inexistência de limitação de horários, especialmente ao fim de semana, assim como o aumento de clientes por mesa, são as grandes alterações previstas nesta última fase de desconfinamento que, poderão entrar em vigor a partir de segunda-feira, 3 de Maio, ou eventualmente, se o Conselho de Ministros assim o entender, ser antecipadas já para o fim de semana.
Assim, para esta última fase de desconfinamento, para este setor, está previsto:
-Deixarem de existir limites nos horários da restauração.
-Nas mesas, poderá juntar seis pessoas na sala interior ou 10 pessoas na esplanada.
Recorde-se que, logo na primeira fase, a 15 de março, apenas era permitida a venda de refeições continuará a ser feita ao postigo. Além da recolha à porta, era ainda possível a entrega em casa.
Neste primeiro momento de desconfinamento, foi possível a venda de bebidas ao postigo, incluindo café, refrigerantes ou uma simples garrafa de água. Ainda assim, procure manter todas as distâncias de segurança na hora de consumir, evitando aglomerações. Comprar bebidas, como por exemplo uma garrafa de vinho, ao postigo, também vai ser possível desde que o faça antes das 20h00, porque a partir dessa hora ainda será proibida a venda de álcool em qualquer espaço.
A 5 de abril, na 2ª fase de desconfinamento, reabriram as esplanadas de cafés, restaurantes e pastelarias pelo que a partir desta data tornou-se possível almoçar ou jantar fora, mas apenas nas esplanadas e com um limite de quatro pessoas por mesa. O serviço termina às 21h00 durante a semana e às 13h00 nos fins de semana.
Na terceira fase de desconfinamento, que ocorreu a 19 de abril, tornou-se possível almoçar ou jantar no interior do restaurante no entanto com um limite de quatro pessoas por mesa. Nas esplanadas, o limite passou para seis clientes por mesa.