Um surto de covid-19 no Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Elvas, no distrito de Portalegre, infetou 21 pessoas, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa a diretora da instituição, Isabel Mascarenhas.
Com o resultado fechado da testagem do dia de ontem [terça-feira], temos um total de 18 utentes e três funcionários infetados”, disse.
De acordo com a notícia avançada pelo Notícias ao minuto, a diretora, que indicou que o primeiro caso surgiu no dia 30 de outubro, estão infetados 17 utentes da estrutura residencial para pessoas idosas e um utente da unidade de cuidados continuados.
Isabel Mascarenhas indicou ainda que os três funcionários infetados pertencem à estrutura residencial, unidade de cuidados continuados e um aos serviços administrativos, sendo este o primeiro caso relacionado com este surto. O Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Elvas conta com um total de 90 utentes e cerca de 100 funcionários.
“Toda a comunidade já foi testada, os funcionários infetados estão em casa e os utentes que estão positivos e suspeitos estão isolados. Vamos continuar a testar nos próximos dias”, garantiu.
Questionada sobre a situação clínica dos utentes e funcionários infetados, Isabel Mascarenhas escusou-se a avançar dados, explicando que se trata de uma informação “reservada”, apenas fornecida a familiares e cuidadores dos utentes.