O surto de covid-19 que eclodiu no lar da Misericórdia de Grândola “está resolvido”, depois de causar 21 mortos entre os utentes da instituição.
A informação foi avançada pelo provedor da Instituição, Horácio Pereira, à Agência Lusa.
Segundo o responsável “neste momento encontra-se infetada apenas uma funcionária, que já está quase a completar os 15 dias de quarentena e, por isso, está quase a voltar”.
No último rastreio realizado na instituição, “não foi detetado mais qualquer caso positivo”, frisou Horácio Pereira. Amanhã, vão receber a segunda dose da vacina os 11 utentes e 47 funcionários do lar a escapar ao surto, que atingiu 190 pessoas, das quais 142 idosos e 48 trabalhadores da instituição.
Aos 21 mortos provocados pelo surto que atingiu o lar da Santa Cada da Misericórdia neste ano há a acrescentar três utentes que morreram, vítimas de covid-19, ainda no ano passado.
Este segundo surto de covid-19 foi detetado quando um funcionário e cinco utentes tiveram testes com resultados positivos para o coronavírus SARS-CoV-2 num rastreio realizado em 11 de janeiro, após uma primeira funcionária ter sido diagnosticada com a doença, no início desse mês.