Foi detectado na última semana, no lar da Santa Casa da Misericórdia de Gavião, um surto de covid 19 que regista, até ao momento, 20 casos confirmados de infecção por Covid-19.
De acordo com o presidente da Câmara de Gavião, José Pio, estão 13 funcionários e sete utentes infectados, sendo que os últimos casos foram detectados numa acção de testagem, levada a cabo após terem sido confirmados os primeiros casos de funcionários que testaram positivo.
De acordo com a notícia avançada pelo Jornal alto Alentejo, José Pio refere ainda que a «grande maioria dos utentes está assintomática» e encontram-se devidamente isolados, havendo apenas um utente que se encontra internado no Hospital de Abrantes por outras questões de saúde.
O Autarca sublinha ainda que a autarquia adquiriu testes rápidos no sentido de testar todos os funcionários na entrada para o turno, o que já permitiu detectar alguns casos, e foi pedido o apoio às equipas de emergência da Segurança Social, que irão começar o serviço de apoio amanhã, quarta-feira, nomeadamente com quatro auxiliares e um enfermeiro.
Embora reconheça que a situação não está totalmente controlada, o Presidente da Câmara Municipal de Gavião, José Pio, garante que estão a ser feitos todos os esforços para conter o surto, revelando ainda que os restantes 10 casos activos no concelho, do total de 30, estão relacionados com contágios que ocorreram em ambiente familiar dos funcionários da instituição que estão infectados.