Em comunicado a Universidade de Évora (UÉ) informa que vai realizar testes à COVID-19 para contribuir para o aumento da capacidade de resposta do SNS.
A universidade tem em vista a realização de 300 testes por dia de forma a apoiar o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e as instituições de apoio a idosos da região.
Para ser possível a realização dos testes estão envolvidas diversas Unidades de Investigação da UÉ e também a Escola Superior de Enfermagem São João de Deus que irá fazer a recolha nos lares de idosos.
Posteriormente as amostras serão testadas no Laboratório de Virologia Vegetal do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento onde chegarão já com as partículas virais inactivadas, pelo que a equipa trabalhará com o material genético, minimizando a manipulação de partículas virais ativas e evitando riscos de contaminação.
A extração do RNA viral será efetuada com recurso a kits de extração manual e automática e a identificação será realizada por PCR em tempo real com recurso às metodologias propostas pelo Instituto de Medicina Moleculare validadas pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
A realização dos testes ficará a cargo de uma equipa de professores e investigadores da UÉ do Laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Microbiologia do Solo e Laboratório de Virologia Vegetal do MED, do Departamento de Fitotecnia e do Departamento de Química da Escola de Ciências e Tecnologia e do Laboratório HERCULES.
O investimento necessário para a adaptação e reforço do Laboratório de Virologia Vegetal ronda os quarenta mil euros, que a Universidade de Évora assegurará com o mecenato científico de uma entidade bancária.