Tal como a Rádio Campanário noticiou ontem, foi detetado um surto de covid 19 no Lar Nossa senhora da Saúde, em Vendas Novas.
A Casa do Povo de Vendas Novas, responsável pelo Lar, emitiu hoje uma nota informativa dando conta que neste momento existe 28 casos positivos de covid 19, correspondentes a 20 utentes e 8 funcionários. Dos 20 utentes da estrutura, 15 estão no Lar e cinco encontram-se internados no Hospital do espírito Santo em Évora.
De acordo com a Casa do Povo de Vendas Novas , a média de idade dos utentes infetados é de 85 anos e está prevista para hoje nova ação de testagem a todos os utentes e funcionários.
Por último, refere ainda, que as equipas responsáveis pela prestação de cuidados a estes utentes já foram reforçadas.
Entretanto, o Município de Vendas Novas, através da sua página oficial de facebook, atualizou a informação sobre esta estrutura dando conta que o Lar Nossa Senhora da Saúde da Casa do Povo de Vendas Novas regista no momento um surto ativo de COVID-19.
A autarquia adianta ainda “inicialmente numa primeira testagem, a 12 de dezembro, houve notícia de oito utentes e três funcionários infetados. Estes números passaram a 20 idosos e oito funcionários positivos na segunda testagem, realizada no dia 16 deste mês.”
Lamentavelmente, relacionado com este surto, já há a registar dois óbitos de idosos por infeção de COVID-19.
O Município garante que tem acompanhado a situação desde a primeira hora apoiando a Direção e a equipa de enfermagem nos processos de decisão e disponibilização de meios para a contenção da situação assim como tem garantido o alojamento e refeições da equipa externa que está a prestar apoio à instituição, assim como uma ação de recolha emergente de resíduos contaminados.
Segundo avança o Município, também alguns funcionários da autarquia se disponibilizaram para ajudar em tarefas dentro do lar. Os Serviços Municipais de Desenvolvimento Social e de Proteção Civil têm estado no terreno para responder às solicitações.
Não está prevista, até ver, qualquer ação de evacuação dos utentes, uma vez que o Lar dispõe de espaços suficientes para a separação dos idosos de acordo com a sua condição, adianta o Município no entanto se tal for necessário, o Município tem prevista uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) na sede do Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas com capacidade para 26 camas, tendo adquirido colchões anti escaras e algumas camas articuladas.