Em comunicado a Câmara Municipal de Mértola, informa que “os resultados dos testes ao COVID-19, efetuados aos utentes e funcionários do Centro Social de Montes Altos, deram negativo. Os primeiros a serem testados foram os utentes, o que aconteceu logo na sexta-feira, dia 3 de abril. Os resultados foram conhecidos no domingo à tarde, dia 5, sendo que dois deles precisaram de ser melhor esclarecidos, confirmação que foi hoje obtida. Os funcionários foram testados domingo à tarde e os resultados divulgados hoje de manhã. Felizmente e aparentemente o surto de contaminação não foi proveniente do Lar, mas a Direção Geral da Saúde (DGS) irá manter vigilância ativa a utentes e a funcionários até ao 14º dia de contato com a utente infetada, como medida de prevenção”.
Recorde-se que a RC já tinha noticiado o caso de uma utente do Centro Social dos Montes Altos que tinha dado positivo à COVID-19 o que fez com que todos os outros utentes e funcionários ficassem confinados no interior do edifício até realização e posterior resultado dos testes.
O Município informa também que a Direção Técnica do Lar tem estado a tomar medidas de proteção tais como, “a higienização, a proteção individual e coletiva, não permitindo contatos do exterior”.
Explica ainda que o Município irá fazer a descontaminação da localidade de Montes Altos, dando maior incidência na zona do Lar e alargar depois este processo a todo o concelho.
Agradece por fim a “pronta resposta dos serviços de Saúde neste episódio, quer na recolha quer na divulgação e acompanhamento, representada localmente pelo Delegado de Saúde, Dr. António Matos”.