Os utentes da Casa de Repouso “A Casinha”, em Évora, infetados com covid-19 estão a ser transferidos hoje para a residência universitária Manuel Álvares, onde funciona uma estrutura de acolhimento.
Segundo o Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, a operação arrancou esta tarde, com o apoio de várias corporações de bombeiros, para levar 31 utentes da instituição, infetados com o novo coronavírus, para a estrutura de acolhimento criada numa residência universitária.
O Presidente do município precisou à Lusa que, o lar situado na periferia de Évora, onde surgiu um surto da doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, tem 32 utentes infetados, referindo que um deles está internado no hospital da cidade.
Pinto de Sá notou que a instituição também tem os proprietários e funcionários infetados, mas entre estes não soube precisar o número exato de casos de infeção.
Segundo avança a Lusa, os utentes com teste negativo, adiantou o autarca, são “cerca de uma dezena” e deverão ser transferidos nos próximos dias para uma “estrutura não covid”, situada na vila de Mora, para permitir a desinfeção do edifício onde funciona o lar.
Este surto foi detetado, na semana passada, depois de um dos utentes ter sido transportado para o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), por outras razões, onde fez um teste com resultado positivo para o vírus da covid-19.
Este é um dos dois lares de Évora onde foram detetados, na semana passada, surtos de covid-19.
A outra instituição é o Lar Nossa Senhora da Visitação, da Santa Casa da Misericórdia de Évora, onde poderá ler aqui as últimas atualizações da situação no lar.