O conselho de ministros reunião hoje e o governo aprovou as novas medidas de combate à pandemia.
António Costa começou por dizer que, graças ao esforço dos cidadãos, Portugal é o país da Europa com maior taxa de vacinação. Aspeto que se reflete no menor número de óbitos e de internamentos.
“Natal será um momento de risco. Aumento de contágios deixa país acima da linha vermelha.” adiantou ainda António Costa.
Assim, das decisões tomadas constam as seguintes medidas:
–Reforçar o esforço de vacinação, através da dose de reforço em pessoas elegíveis: com mais de 65 anos e com segunda dose há mais de cinco meses; pessoas com prescrição médica para vacinação e cidadãos que estiveram infetadas e estão recuperadas.
O Primeiro Ministro diz ainda que o Governo adquiriu atempadamente o número de vacinas necessárias para vacinar os portugueses. Com a luz verde da EMA à vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos, Costa diz que o Governo está preparado para vacinar as cerca de 637 mil crianças dessa faixa etária. O primeiro lote de 300 mil vacinas chega a Portugal a 20 de dezembro e em janeiro chegarão mais 400 mil, para se for necessário vacinar crianças.
-Sempre que possível devem ser feitos autotestes, especialmente antes de as famílias se juntarem.
-Sempre que possível o teletrabalho é recomendável.
-Elevar o nível de alerta para situação de calamidade.
– Máscaras obrigatórias em todos os espaços fechados.
– O certificado digital passa a ser obrigatório em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, eventos com lugares marcados e ginásios.
– O teste negativo passa a ser obrigatório (mesmo para vacinados) em visitas a lares, vistas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde, a grandes eventos(incluindo jogos de futebol) sem lugares marcados ou em recintos improvisados, recintos desportivos, discotecas e bares.
– O teste negativo também passa a ser obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal, seja qual for a origem ou nacionalidade do passageiro. Cada passageiro que seja desembarcado sem teste vai ser autuado em 20 mil euros.
Na semana de 02 a 9 de janeiro haverá uma semana de contenção de contatos e onde se aplicará:
-teletrabalho obrigatório;
-encerramento de bares e discotecas;
-Recomeço das aulas apenas a 10 de janeiro com a devida compensação nas férias do carnaval e páscoa, aplicando-se esta medida a todos os graus de ensino e às atividades dos ATL.
Antonio Costa concluiu lembrando ainda que o aumento da vacinação não significa o fim da pandemia, apelando à responsabilização individual dos portugueses. “Todos queremos ter um Natal em segurança“.
Se as medidas não resultarem , António Costa responde “temos de estar atentos à evolução da pandemia e que o Governo vai tomar “as medidas estritamente necessárias que tenham de ser aplicadas para proteção da saúde e vida em comunidade”.
“Mais do que confiança nas normas, tenho confiança no comportamento individual de cada um. Acho que todos já aprendemos o suficiente ao longo destes dois anos”, Terminou António Costa,
As novas medidas entram em vigor a 01 de dezembro.