Foi inaugurada esta quinta-feira (29 de novembro) a 26ª edição da Cozinha dos Ganhões, que decorrerá em Estremoz até dia 2 de dezembro, assim como a feira “Estremoz Caça, Pesca e atividades na natureza”. Gastronomia e vinhos são os pontos fulcrais deste evento, que conta ainda com vários momentos de animação.
Esta edição conta com “uma melhoria da qualidade” em prol do visitante, nomeadamente a nível dos acessos e da zona de restauração, aponta Luís Mourinha, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, em declarações à Campanário.
“Estamos num espaço que melhorámos em relação ao ano passado”
O certame tem despertado “uma preocupação do próprio restaurante em melhorar as suas condições […] porque isso é importante para que as pessoas possam ir com mais frequência”.
A presente edição conta com 8 restaurantes, 20 stands de produtos tradicionais e de artesanato, e ainda com 30 stands no pavilhão dedicado à natureza.
António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a esta estação emissora, afirmou que a Cozinha dos Ganhões “tem contribuído para a aumentar da restauração neste concelho, pouco a pouco”.
O dirigente aponta um desenvolvimento e melhoria dos restaurantes, enoturismos e alojamentos no concelho de Estremoz “e isso tem muito a ver com as dinâmicas criadas com esta Cozinha dos Ganhões, é indiscutível o êxito deste certame”.
“É indiscutível o êxito deste certame”
No decorrer da cerimónia de abertura, foi ainda apresentado o Guia do Enoturismo, uma publicação que apresenta cerca de 100 produtores da região. A apresentação em Estremoz tem um “simbolismo muito grande”, por se tratar do “concelho que mais enoturismo tem neste guia”.
Juntamente com o guia “que vai estar nas principais livrarias do país”, foi ainda lançado um vídeo promocional. Ambos surgem como veículos de promoção do território que vão “trazer mais turistas à região”.
{gallery}estremoz_cozinha_ganhoes18{/gallery}