21.5 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Crato: Barragem do Pisão vai ser adjudicada ainda na primeira quinzena de setembro

O contrato de construção da Barragem do Pisão, projeto estruturante para a região do Alentejo e que vai garantir o abastecimento de água  às populações dos concelhos de Alter do Chão, Avis, Crato, Fronteira, Gavião, Nisa, Ponte de Sor e Sousel, vai ser adjudicado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA)ainda na primeira quinzena de setembro.

A informação foi avançada por Pedro Dominguinhos , Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, ao jornal ECO .

O responsável adianta que depois de terem sido resolvidas as questões ambientais é agora possível avançar para a adjudicação das infraestruturas primárias da barragem.

Oito empresas candidataram-se ao concurso desta infraestrutura mas como nem todas apresentaram propostas dentro do preço base estabelecido para o concurso(infraestruturas primárias)- 71,7 milhões de euros- , o processo será posteriormente submetido ao tribunal de Contas.

Pedro Dominguinhos acrescentou ainda à mesma fonte que existe a expetativa de que as obras possam iniciar-se no final de 2024, início de 2025.

No total, o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos (EAHFM) do Crato implica um investimento total de mais de 200 milhões de euros e vai contemplar não só a construção da Barragem mas também a construção de uma central fotovoltaica flutuante,  uma central mini-hídrica e canais para regadio agrícola e sistema de abastecimento público de água.

A construção deverá estar terminada no final de 2026.

Populares