A Infraestruturas de Portugal terminou recentemente duas empreitadas de renovação de via na Linha do Leste, entre os km 194,450 e 199,815, no concelho do Crato.
Segundo a IP, esta empreitada tratou-se da última fase do projeto integrado de reabilitação da Linha que liga Abrantes à fronteira, em Elvas.
As empreitadas, com um investimento global de 2,2 milhões de euros, contemplaram a substituição integral de travessas de madeira por travessas de betão bibloco; a substituição de fixações e carril e transformação de barra curta em barra longa soldada; o desguarnecimento de via com aplicação de balastro granítico e manta geotêxtil; rebaixamento de passeios; construção de contenções guarda balastro e o aumento da rasante de via em cerca de 10 cm.
“Com os trabalhos realizados nas diferentes fases do projeto, que teve um investimento global superior a 29 milhões de euros, foram reforçadas as condições de segurança na Linha do Leste, melhoradas as condições de operacionalidade, assim como a eficiência e competitividade da exploração ferroviária,” esclarece a IP em comunicado.