O Alentejo vai passar a contar com Unidades Locais de Saúde (ULS) que cobrirão toda a região a partir de janeiro de 2024. Isso será possível com a criação da quarta ULS na região, que incluirá o hospital de Évora e 14 centros de saúde.
em declarações à (LUSA) a presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, Maria Filomena Mendes, destacou que “Com a criação da ULS do Alentejo Central, todas as entidades da região passam a ter este modelo.”
Esta nova ULS é o resultado da agregação do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central e do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), e se unirá às unidades já existentes no Norte Alentejano, Baixo Alentejo e Litoral Alentejano.
De acordo com um decreto-lei do Governo, publicado recentemente no Diário da República, todas essas entidades entrarão em funcionamento em 1 de janeiro de 2024. A ULS do Alentejo Central será uma entidade pública empresarial com sede no edifício do HESE, localizado no Largo do Sr. da Pobreza, em Évora.
Maria Filomena Mendes enfatizou que este novo modelo “promoverá uma melhor integração entre os cuidados de saúde primários e hospitalares, com a devida fórmula de financiamento. Isso resultará em melhorias no acesso aos cuidados de saúde para a população e uma gestão mais eficiente, reduzindo custos e melhorando os resultados.”
Além disso, o decreto-lei também determina a mudança de nome da ULS do Norte Alentejano para ULS do Alto Alentejo. Essas ULS têm como objetivo centralizar a organização de recursos humanos, financeiros e materiais, facilitando o acesso das pessoas e a sua circulação entre os centros de saúde e os hospitais, de acordo com o governo.