12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cruz Vermelha de Vila Viçosa promove ajuda às parturientes com Preparação para o Nascimento e Pilates Clínico (c/som)

A Preparação para o Nascimento pretende coadjuvar na maior aventura da vida das mães para que enfrentem esse momento de uma forma feliz e confiante.

O Pilates é um método de controlo muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. Este método, quando foi desenvolvido, tinha como principal objetivo o treino de força específico para bailarinos e atletas de alta competição. O Pilates Clínico é uma modificação do método inicial feita desde os anos 90 por Fisioterapeutas, tendo bases científicas atuais e reconhecidas internacionalmente. 

Em declarações à Rádio Campanário Ana Rita Correia, fisioterapeuta com formação para responder às parturientes explicou a esta estação Emissora que a preparação consiste “em aulas teóricas e práticas em que falamos sobre vários temas como a amamentação e exercícios que as grávidas podem fazer durante o trabalho de parto para aliviar algumas dores e melhor posicionamento do bebe e também acelerar o trabalho de parto, e quais as melhores posições para a realização do parto normal”.

Ana Rita Correia diz que as aulas iniciar-se-ão logo que hajam inscrições, que podem ser realizadas na Unidade da Cruz Vermelha localizada em Vila Viçosa.

Segundo a fisioterapeuta, o plano contempla oito aulas de preparação e uma pós-parto.

 

 

A esta Estação Emissora, a fisioterapeuta Sofia Calhau explica que o Pilates Clínico “funciona como um grupo de exercícios adaptados à condição de cada pessoa, tem diferentes graus de dificuldade, são exercícios em que trabalhamos essencialmente a força muscular do corpo todo, mas damos especial atenção aos músculos abdominais e lombares, mas trabalhamos o corpo como um todo”.

Questionada sobre quem pode praticar o Pilates Clínico, expressa que “qualquer pessoa pode praticar, até uma criança de dois ou três anos, que vai funcionar como uma brincadeira, como uma senhora de 80 anos (…) é adaptável a qualquer pessoa”.

Sofia Calhau salienta que as aulas decorrem todas as segundas e quartas-feiras e terão inicio logo que se consiga reunir um grupo mínimo de cerca de seis pessoas.

 

 

Populares