Os CTT lançaram uma ação de sensibilização contra a técnica de fraude on-line, conhecida por “phishing”, e divulga todos os esquemas deste tipo de burla que existem em circulação.
O “phishing” é uma técnica de fraude online, onde através de SMS, emails, ou publicações em redes sociais, tentam obter informações confidenciais, como contas de login, passwords, ou até mesmo detalhes bancários, usando a identidade de instituições de confiança, como por exemplo de bancos, dos próprios CTT, como se tratasse de comunicações oficiais. O objetivo é que o utilizador abra na Internet um site falso, para que este forneça dados confidenciais.
O método de phishing mais recente que está a circular, passa por um SMS falso referindo uma “tentativa de entrega malsucedida” e que deverá fazer um pagamento “nas próximas 24 horas”. O SMS não tem origem no Grupo CTT e pretende a recolha de dados pessoais.
O SMS em questão é o seguinte:
A ação de sensibilização é realizada através da divulgação deste conteúdo no website dos CTT, redes sociais, como Facebook, Instagram e Linkedin. A empresa deixa o alerta para que não clique em comunicações que lhe pareça suspeita.
Fonte: CTT