Vão existir concentrações elevadasde pólen na atmosfera, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
O boletim polínico divulgado pela SPAIC, dá conta que para esta semana, preveem-se concentrações muito elevadas e elevadas de pólen na atmosfera.
Para esta semana, preveem-se concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera em todas as regiões do Continente. Para o Arquipélago dos Açores esperam-se níveis moderados e para o Arquipélago da Madeira baixos níveis de pólen na atmosfera.
O pólen presente no ar atmosférico provem essencialmente das árvores carvalhos, pinheiro e plátano, e das ervas urtiga e parietária. Nas regiões do interior do País e Algarve começam a surgir no ar e, de forma gradual a ganhar importância, os pólenes das ervas gramíneas e tanchagem. Assim, como na região de Lisboa e Setúbal e Algarve o pólen de parietária e oliveira e nas regiões do Norte o de bétula.
Em Évora (região do Alentejo), os pólenes encontram-se em níveis muito elevados na atmosfera, com predomínio dos pólenes das árvores azinheira e plátano, e das ervas urtiga, azeda, gramíneas e tanchagem.