13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Outubro 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cultura e Artesanato do Alentejo ficam mais pobres. Morreu o Grande Mestre Água Morna

A cultura e o Artesanato da região Alentejo ficam hoje mais pobres. Morreu esta segunda-feira o Grande Mestre Água Morna.

Nascido em março de 1925 no concelho de Montemor-o-Novo, José Manuel Água Morna vivia há muitas décadas em Viana do Alentejo.

Figura de referência no panorama cultural e social local, foi através da madeira que o artesão encontrou uma forma muito própria de contar histórias, sempre com o Alentejo, por quem era apaixonado, como pano de fundo. Inicialmente dedicou-se à temática agrícola e só mais tarde à escultura dos diabos.

Detentor de uma coleção única, um espólio com um elevado valor artístico e uma mais valia para o património cultural local e regional, adquirida pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo, as suas obras tinham lugar cativo na terra que escolheu para “casa”.

As suas peças, inseridas em três coleções de escultura em madeira, representativas do modo de vida alentejano, em contexto de exploração agrícola, figuras de inspiração sobrenatural e réplicas de armamento do período medieval/moderno, assumem agora ainda mais relevância para evidenciar o seu valor enquanto artista, e sobretudo enquanto ser humano, deixando saudades na terra que abraçou como sua .

Foto: Luís Miguel Duarte/Facebook

Populares