O Alentejo é um dos destinos mais procurados no nosso país e nesta altura do ano ganha particular destaque sendo um dos destinos de eleição para quem quer passar uns dias de descanso.
Um pouco por todo o Alentejo, multiplicam-se as atividades culturais e musicais que trazem ainda mais animação às aldeias e às cidades da região. Há festivais para todos os gostos musicais e sobejamente conhecidos dentro e fora de Portugal.
Através destas atividades culturais, quem visita o Alentejo tem a oportunidade de conhecer melhor a Região, as suas potencialidades , os produtos endógenos, a arte do saber recebr do povo alentejano.
Para promover e divulgar a região, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, deixa algumas sugestões do que poderá ver e ouvir durante este mês de julho:
Festival Fora da Casca – Até 7/7 – Castelo de Alandroal – Évora
Promovido pela Câmara Municipal de Alandroal, o festival, como o próprio nome indica, oferece aos visitantes várias iguarias feitas com caracol, caracoleta e lagostim. Para além dos petiscos variados, o festival vai ter animação e várias atrações para as crianças.
Festival Raya 2024 – Até 14/7 – Piscinas Municipais – Campo Maior.
Organizado pela Câmara Municipal de Campo Maior, mais do que um festival de verão, o Raya é um evento cultural multigeracional e dinâmico que envolve a comunidade campomaiorense, em torno de questões ambientais e de cidadania. Este ano mais uma vez o cartaz contempla vários géneros musicais e nomes sonantes do panorama musical nacional.
Festival da Juventude – Até 6/7 – Parque de Feiras e Exposições – Estremoz.
O Festival da Juventude está integrado na FIDMOZ – Feira Internacional do Desporto de Estremoz. Serão duas noites de muita música e animação.
Festival Internacional de Fotografia de Arronches – Até 14/7 – Convento Nossa Senhora da Luz – Arronches.
Promovido pela Câmara Municipal de Arronches e a Associação Cultural iNstantes, o festival apresenta na galeria do Convento um conjunto de obras fotográficas de enorme qualidade elaboradas por seis artistas de várias nacionalidades.
XIII Feira das Atividades Económicas de Arronches – FAE – Até 14/7 – Arronches
O programa decorre no Rossio de Arronches. A Câmara Municipal, organizadora do projeto, pretende promover o concelho e proporcionar a todos os visitantes momentos agradáveis de convívio e degustação da boa gastronomia local. O cartaz musical já é conhecido
Abana Viana – Até 14/7 – Viana do Alentejo.
Festival Jovem que decorre na Quinta da Joana, em Viana do Alentejo. A Câmara Municipal de Viana do Alentejo quer com este festival criar uma oportunidade para que todos passem o fim de semana num ambiente jovem e festivaleiro em convívio com a natureza.
Festa da Arte em Rede – FARRA – Até 25/8 – Elvas.
Promovido pelo Museu de Arte Contemporânea de Elvas, a Festa da Arte em Rede da Região do Alentejo, mais conhecida por FARRA, é um evento periódico de artes visuais que reúne 30 projetos expositivos das mais importantes coleções privadas portuguesas e decorre em vários espaços da cidade.
4º Festival 5ªs no Jardim – Até 25/7 – Évora.
Em julho, no Armazém 8, as noites deste festival vão juntar à conversa, a música e a gastronomia. Este ano o lema é: Cantamos a Liberdade e os sons do Brasil vão marcar presença.
Exposição The Scenery of Memory – Até 27/10 – Palácio dos Duques de Cadaval – Évora.
É uma exposição dos dioramas de Ronan-Jim Sévellec, artista francês de renome internacional.
Oficina de tecelagem – Até 31/7 – Evoramonte – Estremoz.
A Andar a Monte tem uma oficina de tecelagem manual no castelo de Evoramonte onde pode adquirir peças únicas, feitas na oficina e experimentar ou aprender a antiga arte de tecer.
EA Live Évora – Até 20/7 – Cartuxa – Évora.
O festival realiza-se no idílico cenário das vinhas da Adega Cartuxa em dois fins de semana e conta com a participação de vários artistas e bandas nacionais. É já um dos grandes festivais de música do Alentejo.
Feira de São Boaventura – Até 15/7 – Multiusos Arraiolos.
A Feira integra uma mostra das atividades económicas do concelho promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos.
X Ciclo de Concertos Musicando – Até 02/8 – Évora, Mora e Arraiolos.
Este Ciclo de Concertos promovido pelas Câmaras de Évora, Mora e Arraiolos abrange os três concelhos de Évora e pretende, através das atividades musicais, aumentar os fluxos turísticos e a sua fruição cultural, utilizando para o efeito espaços diversificados e de relevância cultural em sintonia com os diferentes reportórios musicais.
Monsaraz Museu Aberto – Até 21/7 – Monsaraz.
Organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz desde 1986, o Monsaraz Museu Aberto apresenta, como habitualmente, uma programação diversificada e de qualidade, com concertos de música, palestras e exposições, num cenário arquitetónico e histórico ímpar.
Starman Portugal/Alentejo – Mourão – Portel – Reguengos de Monsaraz.
É o único triatlo noturno em Portugal e oferece uma experiência única aos participantes, triatletas nacionais e estrangeiros e aos espetadores. Uma organização da empresa NTREVENTS em parceria com os municípios de Mourão, Portel e Reguengos de Monsaraz, com a CIMAC e a Dark Sky Alqueva. A prova conta com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.
Festival de Lavre – Até 29/7 – Lavre – Montemor-o-Novo.
Uma programação ambiciosa com uma aposta clara na música nacional vai dar vida a esta pequena vila histórica de Lavre que mantem as suas raízes e tradições, sempre de braços abertos para receber os visitantes. Com o apoio da Entidade Regional de Turismo.
3ª Etapa Volta a Portugal em Bicicleta – Crato.
A terceira etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, com final no alto da Torre, na Serra da Estrela, parte da vila do Crato que assim se estreia nas lides desta competição que atrai sempre muitos participantes, curiosos e interessados. Com o patrocínio da Entidade Regional de Turismo.
Imersão Artes & Ofícios – Oficina de Cerâmica – Até 5/7 – Vila Nova da Baronia – Alvito.
São cinco dias guiados pela artesã Helena Garcia com caminhada e piquenique no campo para registo fotográfico e/ou desenho, introdução à litografia em cerâmica através da técnica de impressão a laser e contacto com o barro, criação de lastras e peças para a transferência de imagem.
10º Festival Internacional de Música de Marvão – Até 28/7 – Marvão.
Organizado pela Câmara Municipal de Marvão e a Associação Marvão Music, o festival tem 40 atividades previstas, mantendo como ponto principal, os concertos ao ar livre, ao final da tarde, no Pátio do Castelo de Marvão. Este ano apresenta como novidade uma ópera e mantém a habitual programação, com eventos dirigidos a crianças, exposições de arte, palestras e visitas guiadas que permitem ao visitante alargar a experiência cultural aos recursos ambientais e patrimoniais únicos do Parque Natural da Serra de São Mamede.
Campaniça no verão – Até 31/8 – Odemira.
Com esta iniciativa, o Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso pretende proporcionar aos habitantes do concelho de Odemira e aos visitantes que escolhem a região para passar férias, a oportunidade de experimentar a tradicional Viola Campaniça do Alentejo, um instrumento emblemático do património musical alentejano.
XXVII Edição da Feira de Artes e Cultura de Almodôvar – FACAL – Até 7/7 – Complexo Multiusos das Eiras – Almodôvar
O evento é organizado pela Câmara Municipal de Almodôvar e conta com vários artistas convidados de diferentes géneros musicais. Uma aposta na cultura como veículo de promoção e valorização do turismo, dos produtos regionais, do tecido empresarial local e da gastronomia local.
Cultura nas Freguesias – Até 29/9 – Portalegre.
É uma iniciativa da Câmara Municipal de Portalegre que pretende levar às várias freguesias animação cultural e projetos artísticos, dinamizando, assim, paisagens de particular beleza e locais de referência, com o apoio do movimento associativo.
Ultra Maratona Atlântica Melides – Tróia – Grândola.
Com organização da Câmara Municipal de Grândola, as praias da frente atlântica recebem mais uma edição da Ultra Maratona Atlântica, numa extensão de 43 km, que liga a praia de Melides à praia do Bico das Lulas em Tróia. Esta iniciativa tem o apoio da Entidade Regional de Turismo
Tasquinhas de Sines – Até 3/8 – Avenida Vasco da Gama/Sines.
Para além da componente gastronómica, há um programa de animação diário e complementar ao Festival Músicas do Mundo. Organizada pela Câmara Municipal de Sines, as tasquinhas vão abrilhantar a Avenida Vasco da Gama, com vista para a baía e para o porto de pesca.
Espetáculo de Música – Auditório Musibéria – Serpa.
Concerto dos ASA, grupo formado por jovens músicos emergentes na cena jazz portuguesa e internacional. O evento é promovido pela Associação Musibéria com o apoio da Câmara Municipal de Serpa.
Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira – FACECO – Até 21/7 – São Teotónio – Odemira.
Promovida pelo município de Odemira, a FACECO vai dar destaque à pecuária, agricultura, turismo, artesanato e gastronomia, com um amplo e variado programa de animação que inclui a presença de artesãos a trabalhar ao vivo e a nível pecuário a realização de vários concursos. O encontro está marcado para o Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio.
XXX Mostra de Artesanato Gastronomia e Atividades Económicas de Gavião – Até 21/7 – Gavião.
Com esta mostra que decorre no Jardim do Cruzeiro, o município pretende divulgar as atividades económicas do concelho, os produtos e artesãos locais, a par de um cartaz musical que leva até Gavião reconhecidos cantores portugueses da atualidade.
Festival Músicas do Mundo – FMM – Até 27/7 – Sines e Porto Covo.
Organização da Câmara Municipal de Sines, o Festival tem uma programação diversificada e conta com a presença de artistas, oriundos de 27 países. Vão realizar-se 43 concertos, em cenários históricos e urbanos de grande beleza. De 20 a 22 de julho, o festival tem como palco a aldeia de Porto Covo. De 23 a 27 de julho, o festival acontece na cidade de Sines.
Nisa em Festa – Até 28/7 – Nisa.
A Câmara Municipal de Nisa promove esta Festa que junta os concertos de música popular ao artesanato e gastronomia locais para todos os que gostam das tradições e dos sabores alentejanos.
Consulte toda a informação na página da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo