A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) está a desenvolver um Plano de Sustentabilidade para os vinhos da região, que terá por objetivo antecipar as exigências do mercado, no que à otimização de recursos diz respeito. O plano está agora a ser construído, através do levantamento das boas práticas existentes no Alentejo. Depois serão congregadas ideias e linhas orientadoras, com o objetivo de motivar à implementação de novas estratégias, através da formação e contacto com empresas, uma vez que a adaptação é voluntária.
A Rádio Campanário falou com a presidente da CVRA, Dora Simões, que explicou que o investimento na sustentabilidade ambiental terá repercussão na sustentabilidade financeira, ao diminuir os custos de produção e distribuição de vinhos alentejanos, ao mesmo tempo que procura soluções de embalamento e exportação para países para onde é difícil escoar os produtos. A responsável explicou ainda que o documento está a ser construído tendo em conta a Politica Agrícola Comum, que será anunciada em breve, uma vez que os projetos com esta componente serão também mais suscitáveis de receber apoios.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/cvra%20plano%20sustentabilidade_14maio.MP3{/saudioplayer}
Os vinhos do Alentejo são atualmente líderes de mercado em Portugal, com 43 pontos percentuais, sendo que as exportações atingem já os 17% da produção da região.