O cónego Francisco José Senra Coelho, da Arquidiocese de Évora, foi nomeado pelo Vaticano, bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, tendo a ordenação episcopal acontecido no domingo, 29 de junho de 2014 na Sé de Évora.
Antes de iniciar funções, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga passou pelo Santuário Mariano de Vila Viçosa, no domingo, 6 de julho, “venho consagrar-me a Nossa Senhora da Conceição a caminho de Braga onde irei visitar à chegada o Santuário do Sameiro onde está a Senhora da Conceição do Sameiro, é um ato de filho, um ato de humildade de peregrino com toda a devoção de um católico”.
“Indo eu da terra do Alentejo, para Braga não fazia sentido que não viesse antes a Vila Viçosa, uma razão tão natural como respirar”, justifica.
O bispo D. Francisco Senra Coelho diz ainda, “Vila Viçosa é um Santuário Nacional onde Portugal foi consagrado a Nossa Senhora Rainha de Portugal por D. João IV, há um abraço muito grande entre Braga e Vila Viçosa, Vila Viçosa é o santuário maternal de Nossa Senhora, o santuário de aliança e Braga recorda no Santuário do Sameiro a proclamação de dogma da Imaculada Conceição em 1854”.
D. Francisco Senra Coelho finaliza dizendo, “o abraço que deixo a Vila Viçosa é um abraço de compromisso, Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa tem para connosco uma longa prova de fidelidade enquanto mãe”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Consagracao%20Bispo%20Senra7julho14.MP3{/play}