O Seminário São José, em Vila Viçosa recebeu esta quinta-feira, 12 de novembro pelas 18h00, a apresentação do livro de D. Maurílio de Gouveia, Arcebispo Emérito de Évora.
O livro, intitulado “Uma comunidade de Cristãos – A Paróquia na missão da Igreja”, tem como editora a “Principia Editora”, e foi apresentado por D. Amândio José Tomás, Bispo de Vila Real.
Trata-se de um livro onde se pretende “homenagear as paróquias, nas palavras do autor à Rádio Campanário.
D. Maurílio de Gouveia refere que “mesmo depois de 15 séculos, a paróquia continua a ser uma das instituições mais fundamentais da igreja, tem sofrido evoluções ao longo do tempo mas merece a nossa atenção”, acrescentando, “é uma reflexão que pode ajudar sobretudo os padres, a refletir sobre a importância dessa instituição” e deixar a ideia de que “uma paróquia é uma comunidade”.
“É um livro modesto, simples, mas que procura chamar a atenção para uma realidade que é importante”, destaca.
Quando questionado sobre a importância da renovação das paróquias, D. Maurílio de Gouveia refere que “é preciso ter confiança em Deus que dará uma resposta aos nossos jovens e depois é preciso pensar e estudar para ter a ousadia de tomar iniciativas, não sou defensor de ruturas, sou defensor de continuidade e de adaptação e de reformas e isso pode e deve ser feito para não cairmos numa rotina”.
Para D. Amândio José Tomás, que apresentou a obra literária, trata-se de “um livro importante porque se destina particularmente aos párocos do Funchal, de Lisboa e de Évora, dioceses onde ele (Maurílio de Gouveia) trabalhou, um livro importante porque a paróquia é uma instituição da igreja com uma tradição milenária, fundamental, de fiéis crentes em Cristo e se radica numa fração de território e que representa por um lado a igreja diocesana e através do seu pároco em obediência com o Bispo e em ligação com o sucessor de Pedro é de alguma maneira um sacramento da igreja universal, uma paróquia é uma instituição com futuro muito válida, mas deve ser uma instituição que se adapte também aos tempos”.
Depois de Vila Viçosa, o livro será ainda apresentado no Funchal, a 26 de novembro por D. Francisco Senra Coelho, Bispo Auxiliar de Braga.