D. Nuno Alvares Pereira, Santo Condestável do reino e com fortes ligações a Vila Viçosa, foi aclamado esta segunda-feira, 3 de setembro, pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa como patrono do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
A imagem do Santuário de Nossa Senhora da Conceição partiu de Vila Viçosa há já alguns dias para “presidir” a esta cerimónia que contou com a presença do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e dos ministros da Defesa e da Administração Interna, entre outros entidades civis e militares.
O Santo Condestável é o grande Profeta de Vila Viçosa e de todos os acontecimentos que se viriam a registar na história de Portugal a partir desta Vila Ducal: mandou construir o Santuário, ofereceu-lhe a imagem de Nossa Senhora da Conceição, mais tarde, proclamada Padroeira.
Como militar, são-lhe reconhecidos “valores e características que o definem como comandante militar extraordinário, estratega de visão esclarecida e homem simples e generoso”, escreve o Estado-Maior das Forças Armadas na sua página online.
Recompensado com títulos e terras pelos seus serviços a favor da coroa portuguesa, D. Nuno Alvares Pereira ficou dono de quase metade do reino onde, por onde construiu igrejas e castelos. Anos depois dá-se o casamento da sua única filha, D. Beatriz, com o futuro duque de Bragança, D. Afonso.
Através deste matrimónio nasce o ducado de Bragança que se viria a estabelecer em Vila Viçosa que séculos depois viria a reinar Portugal, deixando como legado o seu riquíssimo património que hoje pode ser visitado um pouco por todo o Alentejo.