A Pousada de São Miguel, em Sousel (Portalegre), encerrada ao público desde 2010, já tem projeto apresentado e aprovado na Câmara Municipal.
A notícia é avançada à RC por Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel, que afirma que “daqui por um ano, será uma realidade, a Pousada de São Miguel a funcionar”.
De entre as propostas recebidas, o município optou pelo projeto que pertence a um casal de empresários locais, um dos quais natural do concelho. Não desvendando pormenores, avança que o espaço perderá o cariz cinegético que lhe estava associado desde a sua criação.
Neste sentido, “já foram feitas várias reuniões”, tendo já estado presente na localidade a Secretária de Estado do Turismo e representantes do Turismo de Portugal.
Neste momento, “estamos presos por pequenos detalhes”, mas “daqui a um ano, espero que aquela obra já esteja a decorrer a bom ritmo, senão já em fase de conclusão”.
A Pousada de São Miguel foi inaugurada em 1992, como a primeira unidade hoteleira de turismo cinegético do país. Localizada do cimo da Serra de São Miguel, a escassos quilómetros de Sousel (Portalegre), tem 28 quartos duplos e 4 suites com terraços privativos.
Explorada durante muitos anos pelo Grupo Pestana, foi encerrada ao público em 2010, após o grupo ter encontrado dificuldades na rentabilidade do espaço.
A exploração foi então entregue à ENATUR (Empresa Nacional de Turismo), sendo que em 2011 o Município apresentou ao Turismo de Portugal uma proposta de aquisição do imóvel, que não obteve resposta. No mesmo ano, o edifício foi a hasta pública com valor base de licitação de 1,6 milhões de euros, sem ter obtido qualquer oferta.
Em 2013 a Câmara Municipal de Sousel adquiriu o direito de superfície, cujo período terminou em setembro de 2016.