12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Das 121 vagas para médicos a concurso, “só 17 foram ocupadas e 7 ainda estão a concurso”, afirma José Robalo, Pres. da ARS Alentejo (c/som)

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo procedeu à abertura de procedimento simplificado de pessoal médico em diversas áreas de saúde, por publicação em Diário da República, a 5 de fevereiro deste ano, para o preenchimento de 26 vagas, distribuídas por várias especialidades.

A Rádio Campanário questionou o Presidente da ARS do Alentejo, José Robalo, sobre este procedimento, que nos afirmou “estas 26 vagas ainda estão em concurso, no entanto do concurso anterior, que contava com 121 vagas, só foram 17 ocupadas, com 7 ainda em concurso”. O responsável salienta que esta situação tenta ser ultrapassada “com algumas medidas que o Estado está a tomar, no sentido de obrigar os profissionais a manterem-se nos locais para onde concorrem durante algum tempo, a fim de manter a estabilidade”.

José Robalo garante que esta “falta de médicos existem em termos de médicos de medicina geral e familiar e também em algumas especialidades nos hospitais, que têm vindo a ser ultrapassadas com as prestações de serviços, que não garantem a estabilidade que se pretende”, asseverando que a “inoperacionalidade da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) registada não está diretamente ligada a esta falha, mas também”.

O Presidente da ARS Alentejo acresce ainda que “o Litoral Alentejano é a parte do Alentejo mais afetada com a falta de médicos de família, cerca de 24 a 23% da população não tem médico de família”.

O responsável da saúde no Alentejo, José Robalo, termina dizendo que “é uma situação que, a pouco e pouco, poderá vir a responder às necessidades, apostando nos jovens médicos, criando neles a vontade de desenvolver no Alentejo a sua profissão”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/drrobalo%20medicos15abril14.MP3{/play}

As 26 vagas para médicos, ainda em concurso estão distribuídas pelas especialidades médicas de anestesistas, saúde pública, medicina geral e familiar, imunoalergologia, oftalmologia, psiquiatria, ginecologia, endocrinologia e ginecologia / obstetrícia.

Populares