A grande notícia do momento para os entusiastas da observação do céu, é a aproximação de um cometa, que no dia 12 de dezembro de 2021 passará no seu ponto mais próximo da Terra e será visível a olho nu.
De acordo com a informação avançada na página oficial do Observatório Astronómico de Lisboa, trata-se do cometa C/2021 A1 LEONARD, também já conhecido como cometa natalício. Este cometa foi descoberto apenas este ano, em 3 de janeiro de 2021, pelo Astrónomo Gregory J. Leonard do Observatório do Monte Lemmon.
O LEONARD é um cometa de movimento orbital retrógrado, que percorre uma trajetória hiperbólica com período muito longo (cerca de 80 000 anos).
Desde o início de dezembro que começou a ter magnitude aparente que lhe permite ser visível a olho nu. No entanto a sua observação é muito difícil por se encontrar cada vez mais próximo do horizonte. No dia 12 de dezembro de 2021 atingirá o ponto mais próximo a que passará da Terra, a cerca de 35 milhões de quilômetros de distância (cerca de 90 vezes mais longe do que a distância da Lua à Terra). Por volta dessa data, Leonard será visível a olho nu antes do nascimento do sol, e depois a partir do dia 14 passará a ser visível ao anoitecer. A previsão da sua magnitude está entre os 5 e 2,5. Depois de passar pela Terra vai-se aproximando mais do sol e o seu periélio (ponto mais próximo do sol) ocorrerá no dia 3 de janeiro de 2022, exatamente um ano após a sua descoberta.
Atualmente, o cometa tem uma magnitude de 5,1, sendo portanto difícil a sua observação a olho nu, aconselhamos o uso de binóculos. Encontra-se atualmente na constelação de Serpente, deslocando-se depois para a constelação de Hércules, Ofiúco e mais tarde para as constelações da Serpente, Sagitário e Microscópio.
Em Portugal, todos os apaixonados por astronomia podem observá-lo até dia 13 ao amanhecer e a partir do dia 14 ao anoitecer. Ao amanhecer o cometa será visível na direção Este até ao dia 13 de dezembro de 2021, quando deixará de poder ser observado por se encontrar abaixo do horizonte. Ao anoitecer, a melhor ocasião para a sua observação ocorrerá pelas 18 horas na direção sudoeste.
Fonte:OAL