Tal como a Rádio campanário já tinha noticiado, o mês de maio vai ser inesquecível para quem aporecia estes fenómenos.
Esta madrugada a Terra cruza a órbita do cometa 1P/Halley e são os restos deste cometa (que teve a sua mais recente passagem em 1986) os responsáveis pela chuva de meteoros das Eta Aquáridas. A sua atividade decorre entre 19 de abril e 28 de maio.
O pico ocorre esta madrugada, pelas 05h00,.
O nome desta chuva de meteoros resulta dos traços das suas estrelas cadentes nos parecerem sair dum ponto da constelação do Aquário (o radiante). A constelação do Aquário só começa a nascer por volta das 3 horas da manhã a sudeste. Assim sendo, só a partir desta altura é que é possível a observação das Aquáridas.
Em maio, vai ainda ocorrer um Eclipse total da Lua, em que na madrugada de segunda-feira dia 16, a lua começará a entrar na penumbra pelas 02h31. Às 3h28, a lua entra na sombra e ficará completamente coberta a partir das 04h29. Pelas 05h12 o eclipse atinge o seu máximo, permanecendo na totalidade até às 05h54. A partir das 05h54, a Lua começa a sair da sombra, saindo totalmente pelas 6h56, terminando a última fase do eclipse pelas 7h52.
Fonte: Observatório Astronomico de Lisboa