11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Debate Acesso Cultura “O que significa programar?” chega a Évora

O próximo debate da Acesso Cultura terá lugar dia 21 de junho próximo, às 18h30, sob o tema “O que significa programar?”, e está inserido na Semana Acesso Cultura 2022. Em Évora decorrerá na Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) – Casa Nobre da Rua de Burgos

Parece que o debate à volta do que significa programar e do perfil e preparação técnica de quem faz programação anda em círculos. Há quem considere esta função essencial, a quem reclama em relação a programações por gosto, programações duplicadas e o controlo reunido numa pessoa. 

Qual o papel de uma organização cultural na sua localidade? O que significa “programar” uma instituição cultural? Quais as qualificações necessárias para o fazer? Que tipo de condições devem existir?

Nenhuma destas questões é nova. A Acesso Cultura abordou este tema na conferência anual de 2020 (as gravações podem ser consultadas aqui). Outras entidades e associações do setor produziram documentos com recomendações. Mesmo assim, continuamos à volta do mesmo.

De que forma podemos construir sobre o que já foi discutido e refletido e dar o passo seguinte? Contamos com todos para que seja uma conversa participada.

  
Convidados: 
Cátia Terrinca – Atriz e encenadora – UmColectivo Associação Cultural; 
John Romão – Diretor do FUTURAMA – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo/ BocaBienal; Mariana Mata Passos – Criadora e Produtora – Pó de Vir a Ser;
Luís Garcia – Programador Cultural, CM de Évora; 
Rui Horta – Coreógrafo e criador, Direção do Espaço do Tempo.

Moderação:
Helena Rocha, DRCAlentejo

A DRCAlentejo é parceira, no Alentejo, na promoção e organização dos debates da Acesso Cultura, Associação que organiza debates abertos aos profissionais do setor cultural e a todas as pessoas interessadas para podermos refletir em conjunto sobre questões ligadas à acessibilidade – física, social e intelectual – que têm um impacto no nosso trabalho e na nossa relação com pessoas com variados perfis.

Os debates têm início às 18h30 e a entrada é livre (sujeita à lotação das salas).Os resumos das sessões e mais informação encontram-se disponíveis na página oficial da Acesso Cultura, em https://acessocultura.org/iniciativas/debates/

Fonte: Direção Regional de Cultura do Alentejo

Populares