O presidente da Assembleia da República antecipou o debate sobre a renovação do estado de emergência.
A reunião plenária estava agendada para as 15 horas da próxima quarta-feira, mas foi reagendada para as 9.30 horas.
De acordo com a notícia avançada pelo Jornal de Notícias, com esta mudança, o Governo poderá reunir em Conselho de Ministros ainda na tarde de quarta-feira, antecipando a entrada em vigor das novas restrições.
Há já vários dias que os epidemiologistas e especialistas em saúde pública pediam ao governo a antecipação de novas medidas de restrição, para travar o crescimento exponencial de infeções por covid-19 previsto para as próximas semanas.
Para terça-feira está marcada a reunião no Infarmed, entre decisores políticos e peritos. A Assembleia da República tinha reservado a tarde do dia seguinte para discutir o pedido para que autorize a renovação do estado de emergência, previsivelmente durante 15 dias e com medidas mais duras. Mas este sábado ao fim da tarde, o gabinete do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, comunicou a antecipação do plenário para as 9.30 horas.
Se o Conselho de Ministros se reunir durante a tarde de quarta-feira, será viável a entrada em vigor das novas restrições ainda nesse dia ou no dia seguinte.