Nos próximos dias, o estado do tempo em Portugal Continental vai ser condicionado pela aproximação e passagem de sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa.
De acordo com a informação avançada pelo IPMA em comunicado, estas depressões transportam na sua circulação uma massa de ar com características tropicais, destacando-se o elevado conteúdo em vapor de água.
Esta terça-feira, dia 17, a passagem de uma superfície frontal fria associada à Depressão BABET (nomeada pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido) dará origem a precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas.
Para este episódio , o IPMA emitiu vários avisos meteorológicos.
O Alentejo está em aviso amarelo devido à previsão de Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes.
Espera-se um novo episódio de agravamento das condições meteorológicas, no dia 19, com precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas, para o qual se emitirão novos avisos meteorológicos.
No final da semana, a precipitação acumulada em 5 dias, entre o dia 16 e o dia 20 inclusive, deverá atingir valores muito significativos, com a generalidade das regiões Norte e Centro a poderem superar valores acumulados na ordem de 100 mm e com algumas zonas montanhosas do litoral Norte a poderem mesmo superar 200 mm.
A temperatura do ar tem tendência a diminuir, em especial a partir do dia 19.
Salienta-se ainda, o aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional a partir do dia 17, que se tornará forte e, como tal, a originar avisos referentes a agitação marítima.
Devido à agitação marítima, o Distrito de Beja está em aviso laranja com possibilidade de Ondas do quadrante oeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir a altura máxima de 10 metros.