Tal como a Rádio Campanário noticiou , o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em comunicado, alertou para o agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias, em consequência da Depressão FIEN.
O estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e pelo cavamento da depressão FIEN, nomeada pela Agência Estatal de meteorologia de Espanha (AEMET), a sul das Ilhas Britânicas, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente, transportando uma massa de ar marítima de origem polar.
Assim, a partir do dia 16 prevê-se uma intensificação do vento de oeste/noroeste com rajadas que poderão atingir os 120 km/h. Está também prevista agitação marítima o que já levou o IPMA a colocar doze distritos em aviso laranja, o segundo mais grave.
No que diz respeito à queda de neve, ela está prevista no dia de hoje, dia 16, nos pontos mais altos da Serra da Estrela, no entanto a cota desce para 900/1100 metros de altitude no Norte e Centro no dia 17 .
Nova descida a partir da tarde de dia 17, para os 500/700 metros de altitude, o que pode trazer Neve ao Alentejo, nomeadamente a Marvão que se encontra a uma altitude de 860 metros.
A temperatura irá sofrer uma diminuição, que será mais acentuada nos dias 17 e 18, com valores de temperatura mínima abaixo dos 5°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior.
Foto: PortugalNorteeSul
Fonte: IPMA