O Cine-Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, recebeu ontem (7 de Abril) um seminário com o tema “Prevenção da Depressão”, este evento realizou-se mediante a comemoração do Dia Mundial da Saúde e a organização ficou a par da Câmara Municipal de Vila Viçosa e a Unidade de Cuidados na Comunidade-Centro de Saúde de Vila Viçosa.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com a Enfermeira Vanda Falcato, Coordenadora da Unidade de Cuidados da Comunidade de Vila Viçosa, que nos indicou que “seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde o tema foi a depressão”.
“Cada vez mais a depressão tem vindo a aumentar, e a comunidade não têm essa sensibilidade”, referiu a Coordenadora e indicou que a depressão “afeta 350 milhões de pessoas no mundo inteiro, e começa por tornar-se um problema de saúde pública onde tem que haver uma intervenção a nível dos cuidados de saúde primários”.
Vanda Falcato mencionou ainda que esta intervenção passa por “medidas preventivas, passa também por alertar as pessoas quais são os principais sintomas”, acrescentando que “esta doença ainda é um estigma, e muitas vezes passa pela própria pessoa em não reconhecer que está com sintomas da doença”.
Falou também á RC o Coordenador da UCSP – Centro de Saúde de Vila Viçosa, Dr. Jorge Rosa, que nos indicou que a depressão é uma “patologia cada vez mais prevalente na nossa comunidade, devido ao tipo de sociedade que nós temos”.
“É sempre interessante virmos dar aqui o nosso conhecimento às pessoas sobre essa patologia”, mencionou o Jorge Rosa e acrescentou que muitas vezes o doente “não se apercebe e provoca sofrimento na nossa sociedade”.
A equipa da RC falou também com Ana Rocha, Vereadora da Câmara Municipal de Vila Viçosa, que começou por dizer que é “um tema que afeta cada vez mais a vida das pessoas”.
“Quando propusemos á Universidade de Évora e também á Ordem dos Enfermeiros no Conselho do Sul, que nos dessem aqui uma colaboração, acharam uma boa iniciativa, estiveram presentes e colaboraram” disse a Vereadora, e “tendo em conta que a sala estava cheia, eu acho que resultou em pleno”, afirmou ainda.
{gallery}Seminario_Saude_CineTeatro{/gallery}