12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Descentralização de competências no domínio da Ação Social no Município de Portel!

 

 

Realizou-se no passado dia 23 de Setembro uma reunião extraordinária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Portel, contando com a presença do Sr. Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Évora, Dr. José Ramalho e a participação dos representantes das várias entidades e instituições do concelho ligadas ao sector social, tendo a descentralização de competências no domínio da Ação Social no Município de Portel como foco principal daquele encontro

 

Entre o Município de Portel e o Centro Distrital de Segurança Social de Évora, foi assinada a Declaração de Compromisso, marcando desta forma um importante passo na acção social já existente no concelho. Esta descentralização de competências no âmbito de ação social permitirá ainda uma maior proximidade à população e um conhecimento mais profundo da realidade do território, com maior rapidez e agilidade na resolução dos problemas sociais vividos pela população com maiores dificuldades económicas e sociais.

 

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Portel, Dr. José Manuel Grilo, destacou a importância desta descentralização de competências, identificando diversos projetos e iniciativas que o Município já desenvolve atualmente na área social e mostrou total abertura para apoiar as instituições locais a prosseguir com os seus projetos e programas, úteis à comunidade e às famílias.

 

A partir do próximo dia 1 de Outubro, o concelho de Portel terá ao dispor dos seus munícipes o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), constituído uma equipa técnica que visa apoiar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social.

 

Os objetivos do SAAS são: informar, aconselhar e encaminhar para resposta, serviços ou prestações sociais; apoiar em situações de vulnerabilidade social; prevenir situações de pobreza e de exclusão social; contribuir para aquisição e/ou fortalecimento de competências das pessoas e famílias; assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social; mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

Populares