12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Descoberto aqueduto subterrâneo no Convento do Capuchos em Vila Viçosa

A descoberta de um aqueduto subterrâneo no Convento dos Capuchos, foi o culminar de um projecto que teve como base um trabalho de inventário, criado pelo Gabinete Técnico Local da Câmara Municipal de Vila Viçosa, no qual estiveram envolvidos o Doutor Tiago Salgueiro; Carlos Ribeiro (Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa) e Ordem de Santa Cruz.

Os trabalhos tiveram início em agosto de 2016, com a realização do reconhecimento e registo fotográfico, das cisternas existentes em Vila Viçosa, com vista à realização de um trabalho multimédia, abordando o estudo dos reservatórios de água. Foram então retratadas as cisternas do Convento das Chagas, Solar dos Sanches de Baena, Convento de Santa Cruz, Convento da Esperança, Casa dos Sousas da Câmara e no passado dia dois de novembro, fez-se a descoberta do referido aqueduto na horta do Convento dos Capuchos.

Segundo indicações da Dr.ª Mafalda Braz Teixeira, no início dos anos setenta, século vinte, terão sido efectuadas no local obras de melhoramento, obras que terão deixado a descoberto um alçapão, ao que pensaram ser, um túnel. Por razões de segurança nunca foi explorado, e que agora se veio a revelar, um aqueduto.

A infra-estrutura tem cerca de cem metros de comprimento e foi necessária uma escada de quinze metros, para descer ao seu interior. Tem dois metros e vinte de altura e cerca de um metro e vinte de largura. É composto por paredes de xisto e por uma abóbada de tijoleira, tem também, alguns reservatórios de água, ao longo do percurso.

A sudoeste do Aqueduto, fica situada uma nascente ou um canal e a nordeste, a equipa de investigação encontrou um pórtico entaipado. Atribuído a um possível deslizamento de terras. Segundo o relatório elaborado pelo Doutor Tiago Salgueiro e ao qual a Radio Campanário teve acesso. É possível que a extensão do aqueduto seja superior ao encontrado.

A descoberta já foi comunicada à Direção Regional de Cultura do Alentejo e foi essa identidade, que sugeriu a criação de um relatório e que o mesmo, fosse também entregue à Camara Municipal de Vila Viçosa.

Na opinião de Tiago Salgueiro a infra-estrutura poderá datar ao século XVII, por ser semelhante a outras que existem em Vila Viçosa.

A título de curiosidade. A Igreja de Nossa Senhora da Piedade (Convento de São Francisco dos Capuchos) é um Conjunto monástico setecentista de estilo barroco e recebeu a classificação: MIP, Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 829/2015, DR, 2.ª série, n.º 216 de 04 novembro 2015.

Sendo inicialmente uma casa religiosa é actualmente propriedade da Ordem de Santa Cruz e residência das Irmãs Escravas do Divino Amor. Que vê assim o seu valor patrimonial, aumentado.   

 

Populares