O desconfinamento deverá iniciar-se antes do final de março com a abertura das escolas até ao primeiro ciclo.
Conforme notícia avançada pela SIC Notícias, a decisão está tomada e que obriga à realização de rastreios regulares aos docentes e não docentes dos estabelecimentos de ensino público, privado e social.
As Creches, o ensino pré-escolar e primeiro ciclo serão as primeiras escolas a abrir portas, segundo avança a mesma notícia que dá ainda conta que abrirão todos no mesmo dia e ainda em março.
A decisão está tomada, com base em critérios técnicos elaborados e discutidos por uma comissão que o Governo criou, adianta a SIC Notícias.
Segundo a mesma fonte, a abertura das escolas para crianças até aos 10 anos de idade será acompanhada de rastreios. As crianças não serão testadas, mas todo o pessoal docente e não docente terá de fazer testes antigénio regularmente, ocorrendo o primeiro rastreio um ou dois dias antes do reinício das escolas.
A comissão, que envolve especialistas e representantes dos ministérios da Saúde e da Educação, está ainda a ultimar os critérios das testagens.
A seguir ao primeiro ciclo, regressarão às escolas os alunos do segundo ciclo, depois os do sétimo, oitavo e novo ano, logo seguidos pelo secundário. As universidades deverão ser as últimas a reabrir, o que deverá acontecer depois da Pascoa.