21 Mar. 2023
 
Rimas ao Sul
14:00-15:00

Redação

"Partiu hoje, no Dia do Pai, o meu avô Rui. Ironia do destino ou sinal divino que tenha partido neste dia, ele que era um verdadeiro pai e avô de muitos portugueses", começou por escrever o neto do empresário e seu sucessor.

"Só posso sentir orgulho e responsabilidade em ser neto do melhor avô que alguma vez existiu, no percurso que fez, na pessoa que foi, naquilo que criou. Foi o ser humano com maior coração que alguma vez conheci, tinha o sorriso mais feliz que alguma vez vi e as palavras mais acertadas que se podia ter em cada ocasião", destacou de seguida. 

"Deixará um grande legado mas deixa também uma família unida e determinada em continuá-lo. Obrigado por tudo, avô

A 39ª Ovibeja, que se vai realizar de 27 de abril a 1 de maio, selecionou este ano como tema principal “Comunicar, um grande desafio para a agricultura”.

Um dos grandes atrativos da Ovibeja é também a sua programação cultural com espetáculos e concertos, onde se destacam as famosas “ovinoites” que atraem milhares de jovens. Luís Trigacheiro, Quatro e Meia, Xutos e Pontapés, Bárbara Tinoco são apenas alguns dos pretextos para juntar amigos e rumar a Beja. A 27 de abril vai atuar o bejense Luís Trigacheiro e o DJ Groove. A 28 o palco vai ser preenchido pelos Quatro e Meia e pelo DJ Nuno Luz (Rádio Comercial). A 29 de Abril os holofotes vão para os Xutos e Pontapés, seguindo-se DJ Ana Isabel Arroja (Rádio Comercial). A última noite da Ovibeja é entregue a Bárbara Tinoco e ao DJ Sek MintendesPresencialmente, o Secretariado da Ovibeja, sito na Rua Cidade S. Paulo, já está a vender ingressos de livre-trânsito para quem quiser adquirir previamente o seu passe de entradas e saídas durante todos os dias da feira. 

As cerimónias fúnebres do Comendador Rui Nabeiro vão ter início na segunda-feira, pelas 09:50, com um cortejo a partir da empresa Novadelta, em Campo Maior

e acordo com uma nota do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, a que a agência Lusa teve acesso, o cortejo fúnebre passará depois pelas instalações da Tecnidelta, sede da Delta e pela torrefação Camelo, terminando na Igreja Matriz de Campo Maior, onde decorrerá o velório a partir das 12:00.

 

Fonte: Minuto ao Minuto 


 

Vários operacionais do Corpo de Bombeiros estiveram em formação e instrução para melhoria de técnicas, e aperfeiçoamento de resposta na área de Incêndios Urbanos e Industriais. 

Não só existiu uma componente teórica e estudo de casos, como também houve lugar para observar os comportamentos do fogo com vários tipos de materiais e assim melhorar e otimizar técnicas para uma extinção mais célere e eficaz, estando sempre em primeiro lugar a nossa segurança.

Aproveitamos o momento para agradecer a cedência das instalações por parte dos Bombeiros de Viana do Alentejo, bem como ao Formador pela disponibilidade e conhecimentos transmitidos.

 

Fonte: BVE


 

Morreu Rui Nabeiro, fundador do grupo Delta, aos 91 anos.O empresário encontrava-se hospitalizado devido a uma doença respiratória grave.

O Empresário, fundador do grupo Nabeiro – Delta Cafés morreu hoje aos 91 anos, vitima de doença, no hospital da Luz, em Lisboa.

Em comunicado enviado à nossa redação o Grupo referiu "É com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu hoje, dia 19 de março, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Presidente e Fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, aos 91 anos."

Na mesma nota pode ainda ler-se "o espírito empreendedor e a sua ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida. Em 1961, criou a Delta Cafés, dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e hoje em forte expansão nos mercados internacionais."

Toda a família Delta, acrescenta ainda  "está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo. Estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade."

O Comendador Rui Nabeiro encontrava-se hospitalizado no Hospital da Luz, devido a problemas respiratórios.

Empresário de sucesso, acarinhado por todos, na sua personalidade apresentada traços que lhe conferiam uma enorme distinção pelos valores éticos e sociais que sempre defendeu. Um amigo dos trabalhadores das empresas, sempre olhou para os funcionários como se da sua família fizessem parte e com um olhar de gratidão pela forma como o ajudaram a crescer, enquanto pessoa e enquanto empresário.

O Mundo empresarial e o País ficam hoje mais pobres com a partida do Comendador Rui Nabeiro.

A data e o programa das cerimónias fúnebres serão oportunamente comunicados.

 

 


 

A Associação Cultural e Recreativa Nova Geração, fundada em 17 de Novembro de 2015, com sede na Rua de Estremoz, Cx ª Postal 3034, Espinheiro, Freguesia de São Domingos de Ana Loura, Concelho de Estremoz, Distrito de Évora.

A Semelhança de anos anteriores está Associação decidiu por unanimidade em reunião de direcção realizar a VII Matança Tradicional do Porco 2023 em Espinheiro ( Centro Cultural " Nova Geração") - Estremoz, no dia 25 de Março de 2023 com inicio pelas 08.00h e a terminar às 02,00h horas do dia 26 de Março de 2023.

Reviver Tradições é um dos grandes objectivos desta Associação além de outros. 

 

 

Aí estão as novidades da grande aventura!

 

Começou a mais desejada aventura do ano! A Apresentação Oficial do 25.º Portugal de Lés-a-Lés, perante centenas de entusiastas na Figueira da Foz, marcou o arranque da grande maratona mototurística organizada desde 1999 pela Federação de Motociclismo de Portugal. Para 2023, o objetivo passa por festejar as Bodas de Prata com uma festa ímpar, num percurso evocativo da ‘saudável loucura’ levada a cabo por 100 motociclistas ao ligar Bragança a Sagres em 24 horas de aventura ‘non-stop’. Agora serão 1110 quilómetros, para cumprir entre os dias 7 e 10 de junho, através de paisagens ímpares, passando por serras, vales e planícies, rios, lagos e barragens, numa oportunidade única para uma descoberta diferente de um Portugal pouco conhecido. 

Numa sala transbordante de expetativa e animação, foi apresentado o percurso que, mantendo alguns pontos coincidentes com a 1.ª edição, mostrará muitas novidades ao longo de 4 dias. Um trajeto que, já se sabia, parte de Bragança, concelho que acolhe também o já tradicional Passeio de Abertura, daí seguindo para Viseu e Ourém, palco do final das etapas seguintes, antes da grande festa montada em Sagres.

Numa cerimónia que contou com a presença de Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz (que fez questão de deslocar-se de moto até ao Malibu Foz Hotel), coube ao presidente da autarquia de Bragança, Hernâni Dias, agradecer a visita para a partida da edição de 2023 do Portugal de Lés-a-Lés. Que, pela primeira vez, vai passar na aldeia que dá nome ao Parque Natural de Montesinho, recordando ainda o ponto de arranque de 1999, Rio de Onor. Isto num Passeio de Abertura com pouco mais de uma centena de quilómetros que terminará no Centro Histórico de Bragança, com visita ao castelo e à Sé, perto do local onde serão efetuadas as Verificações Técnicas e Documentais.

 

Aperitivo de luxo para um manjar de paisagens

 

Aperitivo para a primeira etapa que levará a caravana de Bragança a Viseu, ao longo de 310 quilómetros de estradas inéditas no Lés-a-Lés e outros locais já conhecidos. Como Podence onde os tradicionais caretos podem sempre ‘fazer das suas’. 

Numa tirada panorâmica, tempo para desfrutar da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, rio que será atravessado a vau em Vale da Porca, antes de conhecer a nova barragem do Sabor, entre Alfandega da Fé e Torre de Moncorvo. Já a sul do rio Douro, visita ao Castelo Velho de Freixo de Numão, atravessando o troço final da estrada nacional 222, rumo a Moreira de Rei, outra novidade, já no concelho de Trancoso. 

Celorico da Beira que tão bem acolheu a caravana na 1.ª edição do Lés-a-Lés volta a receber os participantes que, aqui, infletem para Oeste, bordejando o rio Mondego até Viseu. Em terras de Viriato, um final de dia carregado de história, passagem pela Sé Catedral e Museu Grão Vasco, numa descoberta do centro histórico que terminará no palanque junto aos Paços do Concelho.

Tal como a etapa da véspera, também a do 2.ª dia será exigente em termos de condução, com ‘apenas’ 280 quilómetros, mas muitas descobertas por locais nunca antes espreitados pelo pelotão do Lés-a-Lés. Do megalitismo de Carregal do Sal, através de vários dólmens ou orcas, às cascatas do rio Cavalos, em Sevilha, no concelho de Tábua. Depois da ida a França no Passeio de Abertura, esta visita à homónima da capital da Andaluzia, reforça o toque internacional do 25.º Portugal de Lés-a-Lés que, para entrar na fase montanhosa, passará por Arganil e Góis. Locais com garantia de forte ‘calor motociclístico’ e onde não faltará mesmo uma ‘apetitosa’ feira gastronómica.

Tempo para paisagens soberbas e enormes surpresas até Castanheira de Pera, com direito a Oásis na Praia das Rocas, onde será servido mais um aperitivo. Que a fome e a sede são sempre maus companheiros de viagem e há que arrepiar caminho até Dornes, uma das grandes novidades deste Lés-a-Lés e que marca a entrada no distrito de Santarém. Um dia que termina em Ourém, ainda a tempo para uma visita ao centro histórico, nomeadamente ao castelo em fase de recuperação e dinamização.

 

Homenagem mais que merecida

 

Para finalizar a maior maratona mototurística da Europa, uma tirada longa de 410 quilómetros entre Viseu e Vila do Bispo. Algo que não assusta os experientes Luís Santos, Paulo Mendes, Ângelo Moura e Luís Simão, os quatro totalistas das edições do Portugal de Lés-a-Lés e que foram homenageados na Figueira da Foz. Juntamente com o Moto Clube do Porto, único clube presente ao longo dos 25 anos, e a Lidergraf, empresa que mantém o nome ligado ao evento desde 1999. Bem como os moto clubes de Albufeira, Guimarães e Motards do Ocidente, os que mais se distinguiram pela animação proporcionada em 2022.

Uma etapa longa, mas bastante rolante, que começa no Ribatejo, desfrutando da tranquilidade das zonas campestres do Vale do Tejo, com paragens em Azinhaga do Ribatejo, terra natal de José Saramago, e na Golegã, outras estreias no Lés-a-Lés. Depois, e deixando Santarém para trás, sem muito tempo a perder em algumas belas estradas na zona de Coruche ou Montemor-o-Novo (boa desculpa para voltar outra vez…), segue a viagem por Viana do Alentejo, Ferreira do Alentejo e Aljustrel. Altura de nova inflexão no trajeto, rumo ao sudoeste alentejano, por estradas pouco conhecidas, muito panorâmicas e bem asfaltadas em direção a Monchique. 

Com os aromas da maresia a despertar os sentidos dos mais de 2000 motociclistas, a passagem por Marmelete marca a descida rumo à costa, seguindo sempre por perto de imponentes falésias até ao cabo de São Vicente. Onde, tal como há 25 anos, à porta da fortaleza de Sagres, termina a grande aventura gizada pela Comissão de Mototurismo da FMP, através de estradas nacionais, regionais, municipais e até alguns caminhos de terra batida, mas sem pisar autoestradas ou vias rápidas. 

Viagem de sonho numa travessia ímpar, através de um percurso inovador, divertido e desafiante, recuperando o espírito da edição inaugural em 1999, mas agora com muitos mais participantes e uma animação redobrada. Sobretudo nas partidas e chegadas onde a música, a dança e outros atrativos serão pontos de relevo na cuidada produção de um evento apoiado pela Agência Abreu, BMW, BP, Dunlop, NEXX e Via Verde. E cujas ‘vantagens’ se começaram a fazer sentir logo no dia da apresentação, com o sorteio de um jogo de pneus Dunlop, de um capacete NEXX, juntamente com uma inscrição para o Lés-a-Lés

Evento que, logo após a apresentação oficial, ganhou os primeiros inscritos, que partirão bem cedo para as etapas, às 6 horas, na frente de um pelotão de 2000 motos. Quanto aos restantes, poderão inscrever-se a partir do dia 20 de março, no site www.les-a-les.com




 

Estará patente de 24 de março a 2 de abril e contará com apresentação do maior tapete típico da vila alentejana feito com estas peças.

Sejam miúdos ou adultos, esta festa é para todos — só precisam gostar de LEGO. A vila alentejana no distrito de Évora mais conhecida pelos tapetes tradicionais está prestes a receber uma enorme exposição de construções feitas as peças e blocos mais famosos do mundo. A segunda edição do Arraiolos Fan Event for LEGO Lovers vai acontecer entre os dias 24 de março e 2 de abril, no Pavilhão Multiusos.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Março 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31