Redação

O POISE - Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego lançou recentemente a campanha Acreditamos no Valor das Pessoas. O programa faz agora o balanço das atividades que foram desenvolvidas ao longo dos últimos seis anos, para as quais foram mobilizadas 2,217 milhões de euros provenientes do Fundo Social Europeu.

O POISE atua junto de grupos desfavorecidos e procura proteger e apoiar vitímas de violência e tráfico e pessoas portadoras de deficiência e incapacidade através do apelo à cidadania e desenvolvimento de competências para a vida.

No Alentejo, o POISE já apoiou cerca de 120 mil participantes e executou 172 milhões de euros. Portugal assumiu como metas nacionais até 2020, uma taxa de emprego de 75% e a redução de, pelo menos 200 mil pessoas em situação de risco de probreza ou de exclusão social, no âmbito da Estratégia Europa 2020. Estas metas já foram cumpridas.

A meta prevista para 2023 apresenta uma taxa de cumprimento de 85%, estimando que atinjam os 100% até ao final do ano. A campanha Acreditamos no Valor das Pessoas tem como objetivo humanizar o programa através da recolha e divulgação de testemunhos reais de pessoas que conseguiram mudar a sua vida através do Fundo Social Europeu.

O Alentejo foi eleito pela Condé Nast Traveller como um dos "23 Melhores Lugares para ir em 2023". 

A revista deu especial relevância ao Alentejo litoral, em especial Melides, na qual destaca as praias - conhecidas pela areia branca -, o campo - como as florestas de pinheiros e os campos de arroz -, e a cidade - com as suas propriedades, como a nova boutique de Christian Loubotin.

Os leitores da Condé Nast consideraram ainda que Portugal é o melhor país para viajar, apontando a vila de Marvão e "as suas muralhas do século XIII" como destino imperdível. Não é a primeira vez que Marvão recebe este tipo de reconhecimento, uma vez que a revista Travel + Leisure a nomeou como uma das principais vilas europeias a visitar.

Vale relembrar que 2022 foi um ano muito importante para a região do Alentejo no que concerne à receção de prémios e reconhecimento por parte de orgãos de comunicação estrangeiros, como por exemplo, um dos "23 Melhores Lugares para ir em 2022" atribuído também pela Condé Nast Traveller e o "52 Lugares para um Mundo Mudado", atribuído pelo New York Times no qual o jornal destaca a sustentabilidade dos vinhos da região.

Após três anos de inatividade devido a avarias no equipamento que possibilita a reprodução de filmes, o Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz volta a ter sessões de cinema.

No passado dia 1 de dezembro, os reguenguenses puderam assistir ao filme de animação O Amigo Crocodilo, que ainda se encontra em exibição em várias salas de cinema por todo o país.

A próxima sessão deverá ocorrer ainda antes do final da época natalícia, estando prevista para dia 11 de dezembro, às 17 horas com o filme DC Liga dos Super-Pets.

 

 

Fundado dia 5 de dezembro de 1918, o clube de futebol eborense, Juventude Sport Clube, comemora hoje 104 anos "ao serviço do desporto e da cidade de Évora".

Este clube, cujo lema é "força de vontade", disputa atualmente o Campeonato de Portugal.

Para celebrar este marco e homenagear aqueles que, de algum modo, contribuiram para o seu sucesso, haverá uma Sessão Solene que terá lugar no Pavilhão Juventude Sport Clube, pelas 21 horas.

A Associação de Futebol de Évora duivulgou os resultados de mais um fim de semana desportivbo.

No que diz respeito à divisão de Elite, os resultados são os seguintes:

 

Quanto aos resultados da Associação de Futebol de Évora, grupo A e B, são os seguintes:  Fonte: AFE 

 

“Sabia que.... A sua carta de condução caduca aos 50 anos? A revalidação deve ser requerida nos 6 meses anteriores à caducidade” para não ficar sujeito às inerentes penalizações ou “Sabia que.... Antes de fazer 50 anos tem de revalidar a sua carta de condução? 

As centenas de condutores identificados nos últimos anos por terem a carta caducada levaram o Ministro da Administração Interna a determinar que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) desenvolvesse uma campanha de informação sobre a necessidade de revalidar o título de condução.

Pois então se tem carta de condução há três situações que tem que verificar:

-Se tem carta de condução tirada antes de 2 de janeiro de 2013,  a primeira revalidação da carta tem de ser feita aos 50 anos;

-Condutores habilitados a partir de 2 de janeiro de 2013 terão de revalidar o título consoante "a data que consta averbada" no verso do documento. A segunda revalidação ocorre de 15 em 15 anos até que o condutor perfaça 60 anos. Em seguida, a nova validação dá-se aos 65 anos, depois aos 70 anos e, posteriormente "de dois em dois anos". 

-A terceira é para os automobilistas que tiraram a carta  a partir de 30 de julho de 2016. Estes terão de fazer a primeira validação "de 15 em 15 anos após a data da habilitação até perfazer os 60 anos"

A revalidação da carta de condução pode ser feito online no site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Fonte: IMT

Os militantes socialistas foram a votos para elegerem os  novos líderes federativos,.

No Alentejo, e de acordo com a informação avançada pelo Notícias ao Minuto, em Portalegre, Ricardo Pinheiro não se quis recandidatar e foi eleito como novo  presidente da federação ,  Luís Testa. Foi, segundo avança a mesma fonte,  eleito com 95% dos votos, e sem concorrentes.

No baixo Alentejo foi eleito Nelson Brito, com 89% dos votos.

No que diz respeito a Évora, Luís dias foi reeleito para a federação do distrito de Évora com 96% dos votos.

No total do País,  foram eleitos seis novos líderes e eeleitos 13.

Leia a notícia completa em Notícias ao minuto

 

O Dark Sky Alqueva está no 6º lugar de um top 10 de destinos mundiais para observar o cosmos, segundo avança o jornal The Travel.

A observação das estrelas está cada vez mais na moda e por isso mesmo o astroturismo tem crescido.

As pessoas procuram cada vez mais locais e maneiras diferentes para observarem adequadamente as estrelas, refere o Jornal.

A Reserva Dark Sky de Alqueva encontra-se em sexto lugar num top de 10.

Há quanto tempo não consegue desfrutar do maravilhoso espectáculo de uma noite estrelada? Nos dias que correm, entre o agitação do dia-a-dia e a poluição visual das cidades, perdeu-se o hábito de apreciar esta extraordinária obra de arte natural… Na região do Alqueva, porém, o céu estrelado merece – e ainda permite – ser observado!

Actualmente, no Alqueva, a ausência de poluição luminosa e atmosférica fez com que este espaço privilegiado de fruição do céu fosse classificado como Reserva Dark-Sky. Atestando os valores que fazem das Terras do Grande Lago Alqueva um destino turístico sustentável, esta reserva vem reforçar a autenticidade e a paz do local, sempre em harmonia com o meio ambiente.

Experimente dar um passeio nocturno, por exemplo, junto à Marina Amieira. Se possível, leve um telescópio ou uns binóculos e deleite-se com o soberbo espectáculo com que se deparará… Milhões de planetas e constelações de uma beleza inimaginável criam a mais maravilhosa tela que jamais alguém criou! Com o único barulho de fundo vindo de pequenos animais que por ali habitam, o ambiente criado é deveras pacato e sereno. Um momento especial para saborear devagar, sem pressas, guardando cada pormenor deste sublime cenário na memória…

 

Fonte: https://www.thetravel.com/where-can-stargazers-observe-the-night-sky/?fbclid=IwAR3siWOa0j5_w_AGl9PrxIeOdjxIkJ84_yPIQzpjZVJglSvd93-m8FL6ak0

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31