15 Out. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-23:00

A iniciativa Portugal numa Bancada está de regresso e o concelho de Mourão pode marcar presença no jogo de futebol da Seleção A Feminina, dia 21 de outubro frente à Sérvia, no Estádio do Bonfim (Setúbal), segundo divulgado pelmo município.

Para estar na bancada a apoiar Portugal, inscreva-se até dia 20 de outubro, pelas 12 horas, no Gabinete da Unidade Sociocultural e Desportiva do Município (antiga escola C+S) ou pelo telefone através do 961 076 219. As inscrições são limitadas a 50 lugares.

A partida é a contar para a qualificação do Campeonato do Mundo e tem início às 18 horas.

Inscreve-se já!

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) na sua previsão semanal, de 15 a 21 de outubro, indica que para esta semana, prevêem-se concentrações baixas de pólen atmosférico em todas as regiões do Continente e nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Em Évora, os pólenes encontram-se em níveis baixos na atmosfera, com predomínio dos pólenes das ervas gramíneas, quenopódio e parietária, e das árvores cipreste e palmeira.
Na atmosfera encontram-se presentes grãos de pólen de plantas de floração tipicamente e verão (das árvores eucalipto e palmeira e das ervas gramíneas, parietária e quenopódio) e das árvores ciprestes e pinheiro-australiano (Casuarina equisetifolia L.) e, ocasionalmente, das ervas Artemisia.

O novo Sharish Gin - Distiller´s Cut, Receita do Patrão já está disponível com a oferta de um copo oficial, e pode ser comprado na loja online por 29,90 euros.

7 anos após o desenvolvimento da receita original do Sharish Gin, surgiu a ideia de criar uma versão de como seria o Sharish se o Destilador António Cuco tivesse decidido criar a mesma em 2021, com todo o conhecimento sobre botânicos e destilação acumulado desde 2014.

Segundo divulgado na página oficial do Sharish Gin, este Gin tem como base os botânicos originais, no entanto, a laranja e o limão foram substituídos pela Tangerina, Bergamota e Lima Kaffir. Alguns dos aromas e sabores preferidos do destilador foram adicionados: Cidreira, Cardamomo e Flor de Laranjeira. O resultado foi um gin mais clássico, com maior secura e mais complexo, num mix de notas cítricas, florais e frutadas, bem ao jeito dos consumidores mais exigentes.

O Mês da Música vai ser assinalado em Elvas, neste mês de outubro, com três concertos, numa organização que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Este sábado, dia 16, às 18 horas, decorre um concerto no Cineteatro Municipal de Elvas, com Coro e Orquestra Música no Silêncio, conforme divulgado pelo município.

No dia 23, também às 18 horas, atua o grupo LUX:NM, de música contemporânea de Berlim, um conjunto de música contemporânea que ganhou reputação internacional pelas suas interpretações autênticas e enérgicas da nova música.

A encerrar este ciclo realiza-se, a 30 de outubro, pelas 18 horas, o concerto com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.

As entradas são gratuitas.

O Projeto É COMO É, que visa capacitar os mais novos para as diferenças através das artes, foi apresentado às escolas participantes no dia 11 de outubro de 2021, na Ludoteca de Évora, pelas promotoras Sofia Duarte e Rita Guerreiro (Academia dos Produtores Culturais) e pela representante do projeto em Évora – Inês Alves (Associação Nacional de Displasias Ósseas), conforme divulgado pelo município.

Este projeto tem a duração de 20 meses e será desenvolvido de abril de 2021 a novembro de 2022 com um grupo-alvo de crianças entre os 7 e 8 anos. Tratam-se de alunos do 2º ano do 1º ciclo de escolaridade que frequentam escolas públicas ou privadas nos concelhos de Évora, de Funchal e de Câmara de Lobos (16 escolas no total: 8 escolas em Évora, 4 no Funchal e 4 em Câmara de Lobos).

As escolas de Évora participantes no projeto É COMO É são: Escola Básica da Vista Alegre, Escola Básica do Bairro da Câmara, Escola Básica do Chafariz d’EL Rei, Escola Básica Heróis do Ultramar, Escola Básica Horta das Figueiras, Escola Básica de São Mamede, Escola Básica Galopim de Carvalho e Colégio Salesianos.

A candidatura do referido projeto, apresentada ao Programa Cidadãos Ativos, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, foi uma das vencedoras no eixo dedicado a apoiar e defender os direitos humanos. Este é promovido pela Academia de Produtores Culturais em parceria com a ANDO Portugal – Associação Nacional de Displasias Ósseas (doenças ósseas raras), com sede em Évora e da ACSS Raquel Lombardi – Organização para a Inclusão e Igualdade, com sede no Funchal, Madeira. Poderá também consultar o site do projeto É COMO É em  www.e-como-e.pt

Para além da colaboração da Câmara Municipal de Évora, também a Universidade de Évora irá colaborar para avaliação externa de todo o projeto e, ainda, o Centro Frambu que é uma instituição norueguesa de referência na área das doenças raras e pouco prevalentes, sendo especialistas no trabalho para a sensibilização à diferença física.

 

O Centro de Formação Desportiva (CFD) do Agrupamento de Escolas de Avis constitui uma referência nacional no que se refere à iniciação nas modalidades náuticas, nomeadamente remo e canoagem, conforme divulgado pelo município.

O CFD de Avis recebe alunos oriundos de estabelecimentos de ensino de todo o país que encontram na Albufeira do Maranhão o local privilegiado para o primeiro contacto com desportos náuticos, como o remo e a canoagem ou para desenvolverem as suas competências nestas modalidades. No primeiro semestre de 2019 passaram pelo CFD cerca de 500 alunos de outras escolas.

Ao longo do ano letivo os alunos do Agrupamento têm um contacto regular com as modalidades náuticas através da componente de Desporto Escolar, participando mesmo em competições nacionais de remo e remo indoor.

Os alunos beneficiam também da presença de atletas nacionais e internacionais que realizam os seus estágios em Avis e com quem têm a oportunidade de conversar e trocar experiências.

O Agrupamento de Escolas de Avis é parceiro da Estação Náutica de Avis, uma das 26 Estações Náuticas de Portugal que tem na Albufeira do Maranhão o elemento agregador de uma rede turística que integra diversas entidades.

O Município de Portalegre, através da Rede Social do concelho, em parceria com a EAPN – Núcleo Distrital de Portalegre – e outras entidades, tem vindo a criar diversas ações e dinâmicas de sensibilização para temáticas ligadas à exclusão social, pobreza e igualdade, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

Este ano, para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se comemora a 17 outubro e o Dia Municipal para a Igualdade, a 24 outubro, irá realizar-se no átrio da entrada do edifício da Câmara Municipal de Portalegre, no dia 20 de outubro de 2021, pelas 14h30, uma exposição alusiva a estes dias.

Este dia comemorativo, de sensibilização e de reflexão, procura manter a promoção e organização da exposição, permitindo que todas as instituições e a sociedade civil promovam o trabalho parceiro entre organizações públicas e privadas, representando a partilha de experiências e a construção de sinergias ao nível local; a contribuição para a desconstrução de estereótipos ainda existentes relativamente a alguns grupos sociais; a promoção do debate acerca de diferentes temáticas sociais; e a reflexão na sociedade que queremos construir para o futuro.

 

Após ter sido cancelado devido à pandemia em 2020, o Encontro Anual do Conselho Superior da Magistratura vai decorrer nos próximos dias 21 e 22 de Outubro no Cine-Teatro Pax Júlia, em Beja.

Este é um espaço de discussão sobre temas dominantes da atualidade e relevantes para o judiciário e, em especial, para a magistratura judicial.

Este ano, o encontro será dedicado ao tema “A (des)humanização da Justiça  – Tecnologia como meio e não como fim”.

Preconizando um sentimento de proximidade, o Encontro Anual do CSM. decorre em diferentes cidades do país e este ano ruma a Beja.

Este é um evento dirigido não apenas aos juízes mas aberto a toda a comunidade jurídica inscreva-se AQUI.

O Governo determinou hoje a redução extraordinária e temporária das taxas unitárias de Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) aplicáveis à gasolina e ao gasóleo.

Face ao contexto extraordinário do preço dos combustíveis, verificou-se um crescimento na receita fiscal de IVA associado ao aumento destes preços, num montante anual de 60 milhões de euros. O que agora se devolve integralmente terá reflexos nas respetivas taxas unitárias de ISP, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

Assim, este valor é devolvido aos consumidores por via de uma redução temporária, sujeita a monitorização da evolução dos preços dos combustíveis, da taxa de ISP aplicável à gasolina e ao gasóleo, no valor unitário de 2 cêntimos por litro e 1 cêntimo por litro, respetivamente.

Procedeu-se a um arredondamento do valor da redução da taxa do gasóleo (de 0,6 cêntimos por litro para 1 cêntimo por litro), o qual aumenta a devolução aos consumidores para 90 milhões de euros ao invés dos 60 milhões de receita adicional de IVA.

Esta medida visa assegurar que o ganho adicional em sede de IVA decorrente do aumento do preço dos combustíveis seja integralmente devolvido aos consumidores por via da diminuição, em proporção, das taxas unitárias de ISP.

A medida entra em vigor amanhã, 16 de outubro, e vigora até 31 de janeiro de 2022.

Uma colisão entre três viaturas ligeiras de passageiros provocou esta tarde, três feridos, um deles em estado grave, no Itinerário Complementar 1 (IC1), em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém.

Segundo avançou o Correio da Manhã, numa das viaturas seguia um casal, o homem de 40 anos sofreu ferimentos graves, enquanto a mulher sofreu ferimentos ligeiros. O segundo ferido ligeiro é um homem que conduzia outra das viaturas envolvidas na colisão. Os ocupantes da terceira viatura saíram ilesos.

O alerta foi dado às 15h09 e nas operações de socorro estiveram 12 operacionais dos Bombeiros de Alvalade e Santiago do Cacém e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital do Litoral Alentejano.

Todas as vítimas desta colisão foram transportadas para o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

Fonte: CM

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31