16 Jan. 2022
Augusta Serrano
O poder da palavra
10:30-12:00

O Pavilhão Gimnodesportivo recebeu, ontem à noite,  um concerto de homenagem ao Alentejo e ao Cante, com o artista Vitorino que atua acompanhado pelos quatro grupos de cante alentejano do concelho de Mourão.
O artista redondense subiu  assim ao palco acompanhado pelo Grupo Coral Flores de Abril, Grupo Coral Granjarte, Grupo Coral da Granja e Grupo Coral da Luz, num momento único de tributo ao Alentejo e às suas tradições.
O espetáculo integra as comemorações do Dia de Reis que devido às restrições implementadas pelo Governo na primeira semana do ano, com vista à contenção da pandemia, ficou impossibilitado de realizar, pelo que aconteceu dia 15 de janeiro, cumprindo todas as normas legais.
 

Brevemente será disponibilizada a entrevista a Vitorino Salomé e ao portavoz do Grupo Coral da Granja, Vítor Aranha.

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu na noite do dia 15 de janeiro um recital em que o tango foi protagonista, num espetáculo dedicado ao centenário do nascimento de Astor Piazzolla, conhecido compositor argentino.

Para além das obras do homenageado, como "Cuatro Estaciones Porteñas" e "La Muerte del Angel", os presentes puderam ainda disfrutar de tangos de outros compositores como Carlos Gardel, Alberto Ginastrera e Isaac Albéniz.

Os eleitores que não consigam ir às urnas em 30 de janeiro podem, a partir de hoje, pedir o voto antecipado em mobilidade nas legislativas e exercer o seu direito uma semana antes, no dia 23.

Entre hoje e quinta-feira, os eleitores residentes em território nacional devem manifestar a intenção de votar antecipadamente através da através da plataforma (https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/) ou pedir por via postal, enviada à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 Lisboa.

O eleitor deve mencionar o nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, morada, município onde pretende exercer o direito de voto, endereço de correio eletrónico e/ou contacto telefónico, havendo uma minuta na página da Internet do Ministério da Administração Interna (https://www.portaldoeleitor.pt/Documents/Legislativas%202022/AR_Folheto_Mobilidade.pdf).

Caso o eleitor se inscreva para votar antecipadamente em mobilidade e não consiga fazê-lo, pode votar no dia da eleição (30) na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseado.

Nas últimas legislativas, em 2019, mais de 50.000 eleitores votaram antecipadamente, uma semana antes das eleições, enquanto nas presidenciais de 2021, já durante a pandemia de covid-19, 197.903 portugueses exerceram o seu direito uma semana antes da data do ato eleitoral.

O Governo já anunciou que o voto antecipado em mobilidade nas legislativas está preparado para um milhão e 200 mil eleitores, através de 2.600 secções, que poderão ainda ser aumentadas, apelando à inscrição nesta modalidade de votação para prevenir situações de isolamento devido à covid-19 na data das eleições.

Além do voto antecipado em mobilidade, há mais possibilidades de exercer o direito cívico antes do dia 30 de janeiro. É o caso dos eleitores em confinamento obrigatório devido à pandemia de covid-19.

De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), os eleitores nessa situação devem manifestar a sua intenção de votar entre 20 e 23 de janeiro “no respetivo domicílio ou noutro local definido ou autorizado pelas autoridades de saúde”.

Entre os dias 25 e 26 de janeiro, “o presidente da Câmara Municipal (ou qualquer vereador ou funcionário municipal) vai ao local onde está confinado recolher o voto”, indica a CNE.

O Governo aguarda a resposta do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) a um pedido de parecer sobre se o confinamento devido à covid-19, que tenha início depois de 22 de janeiro, impede que se exerça o direito de voto, ou se poderá ser suspenso para esse efeito.

A ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, ouviu os partidos com assento parlamentar, que após as reuniões transmitiram que o Governo pondera recomendar uma "janela horária" para a votação de quem estiver em isolamento.

O Governo prevê que nas eleições legislativas de janeiro haja um número de cidadãos confinados semelhante ao das últimas presidenciais, cerca de 380 mil.

Entre segunda e quinta-feira, exercerão o seu direito de voto os mais de 3.400 reclusos e doentes internados que manifestaram intenção de o fazer.

O presidente da câmara municipal da área do estabelecimento prisional ou hospitalar ou vereador credenciado desloca-se ao estabelecimento em que se encontram para que seja exercido o direito de voto.

Os eleitores recenseados em território nacional deslocados no estrangeiro, por um dos motivos previstos na lei, podem, de acordo CNE votar antecipadamente, entre terça e quinta-feira, “nas embaixadas ou consulados previamente definidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros”.

Concorrem às legislativas para eleger os 230 deputados à Assembleia da República 21 partidos e coligações. A campanha eleitoral arranca no dia 16 de janeiro e termina no dia 28 de janeiro, sendo dia 29 o dia de reflexão.

Realizou-se no dia 10 de janeiro de 2022, a primeira reunião ordinária do ano do Conselho Intermunicipal da CIMBAL. Atendendo à situação pandémica atual e de acordo com a legislação em vigor, a reunião realizou-se com recurso a videoconferência.

 No Período Antes da Ordem do Dia, foi efetuada a apresentação da 39.ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta, pelo representante da Podium Events, Joaquim Gomes. A exemplo dos anos anteriores, os municípios do Baixo Alentejo apoiam a iniciativa, assegurando a chegada de uma etapa, a partida de outra e algumas metas volantes. É reconhecida a extraordinária relevância que este evento tem para o território, proporcionando o contacto das nossas populações com este desporto, a projeção do Alentejo e para o reativar da economia, essencialmente nos setores do alojamento e restauração. Entre 16 e 20 de março, contamos ter a animação da caravana ciclística nas nossas estradas, com o apoio dos municípios. 

Está aberto o procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento, para admissão ao Curso de Formação de Guardas da GNR.

O concurso encontra-se aberto até ao dia 18 de janeiro, quarta-feira, inclusive.

Numa campanha para divulgar esta força de segurança, a GNR refere "Se tens dúvidas no que te podes tornar, acompanha as nossas redes sociais onde te mostramos que “A Guarda é muito mais do que imaginas”.

Pode consultar  as condições de acesso em: https://recrutamento.gnr.pt/

Na comemoração da vitória das Linhas de Elvas, Arcebispo de Évora falou de paz


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/na-comemoracao-da-vitoria-das-linhas-de-elvas-arcebispo-de-evora-falou-de-paz

Odemira: Abertas candidaturas para a 7ª edição do Prémio Espírito Empreendedor


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/odemira-abertas-candidaturas-para-a-7-edicao-do-premio-espirito-empreendedor

Clube Elvense de Natação marcou presença no Campeonato Distrital Sub20


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/clube-elvense-de-natacao-marcou-presenca-no-campeonato-distrital-sub20

Beja recebe performance musical e teatral "Livres e Iguais" com Carlão


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/beja-recebe-performance-musical-e-teatral-livres-e-iguais-com-carlao

Princesa e Comitiva Real irão passar por Vendas Novas numa recriação histórica


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/princesa-e-comitiva-real-irao-passar-por-vendas-novas-numa-recriacao-historica

Descubra Estremoz.... Conheça rotas e percursos cheios de história


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/descubra-estremoz-conheca-rotas-e-percursos-cheios-de-historia

Redondo: Despiste de ligeiro na ER 512 provoca 5 feridos!


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/redondo-despiste-de-ligeiro-na-er-512-provoca-5-feridos

Elvas: Sociedade Recreativa de Santa Eulália vai voltar a ter órgãos sociais


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/elvas-sociedade-recreativa-de-santa-eulalia-vai-voltar-a-ter-orgaos-sociais

Conheça a história secular da Vila de Lavre em Montemor-o-Novo


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/conheca-a-historia-secular-da-vila-de-lavre-em-montemor-o-novo

Super anticiclone traz tempo muito seco e frio a Portugal e o Alentejo não é excepção


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/super-anticiclone-traz-tempo-muito-seco-e-frio-a-portugal-e-o-alentejo-nao-e-excepcao

Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração com 110 milhões de euros aprovados


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/areas-de-acolhimento-empresarial-de-nova-geracao-com-110-milhoes-de-euros-aprovados

"Vamos candidatar a rede de água em baixa e a regeneração urbana, num investimento de 4M€", diz presidente da CM de Vila Viçosa (c/som)


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/vamos-candidatar-a-rede-de-agua-em-baixa-e-a-regeneracao-urbana-num-investimento-de-4m-diz-presidente-da-cm-de-vila-vicosa-c-som

Henrique Gil reeleito presidente da Associação Académica da Universidade de Évora

https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/henrique-gil-reeleito-presidente-da-associacao-academica-da-universidade-de-evora

Arcebispo de Évora presidiu cerimónia "Te Deum" das comemorações da Batalha das Linhas de Elvas


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/arcebispo-de-evora-presidiu-cerimonia-te-deum-das-comemoracoes-da-batalha-das-linhas-de-elvas

Fronteira: Concluída a reabilitação do pavilhão gimnodesportivo municipal


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/fronteira-concluida-a-reabilitacao-do-pavilhao-gimnodesportivo-municipal

Campo Maior: Conheça o Sangiovese, um vinho italo-alentejano


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/campo-maior-conheca-o-sangiovese-um-vinho-italo-alentejano

Arraiolos: Colisão entre dois ligeiros na EN 370 provoca dois feridos


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/arraiolos-colisao-entre-dois-ligeiros-na-en-370-provoca-dois-feridos

Mora: Há vestígios de ossos humanos no Museu Interativo do Megalitismo


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/mora-ha-vestigios-de-ossos-humanos-no-museu-interativo-do-megalitismo

Ourique: Falência da unidade de cuidados extingue “40 postos de trabalho”


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/ourique-falencia-da-unidade-de-cuidados-extingue-40-postos-de-trabalho

Teletrabalho deixa hoje de ser obrigatório e passa a recomendado


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/teletrabalho-deixa-hoje-de-ser-obrigatorio-e-passa-a-recomendado

Sorteio de Natal de Évora decorreu hoje, saiba aqui se foi um dos contemplados!


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/sorteio-de-natal-de-evora-decorreu-hoje-saiba-aqui-se-foi-um-dos-contemplados

Noites frias no Alentejo… Conheça as localidades com temperaturas mais baixas na última madrugada!


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/noites-frias-no-alentejo-conheca-as-localidades-com-temperaturas-mais-baixas-na-ultima-madrugada

Comunidade escolar do Ensino Superior recebem reforço de vacinação este fim de semana


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/comunidade-escolar-do-ensino-superior-recebem-reforco-de-vacinacao-este-fim-de-semana

Elvas: Iniciadas reuniões do executivo para aquisição de prédios devolutos para alojar famílias


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/elvas-iniciadas-reunioes-do-executivo-para-aquisicao-de-predios-devolutos-para-alojar-familias

Legislativas: Indisponibilidade de última hora de alguns dos candidatos ao círculo eleitoral de Beja levam à não realização do debate de hoje


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/legislativas-indisponibilidade-de-ultima-hora-de-alguns-dos-candidatos-ao-circulo-eleitoral-de-beja-levam-a-nao-realizacao-do-debate-de-hoje

Covid 19: Em apenas 24 horas o Alentejo registou mais 1.224 novos casos e mais um óbito!


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/covid-19-em-apenas-24-horas-o-alentejo-registou-mais-1-224-novos-casos-e-mais-um-obito

Vitorino atua hoje em Mourão em homenagem ao Alentejo e ao Cante


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/vitorino-atua-hoje-em-mourao-em-homenagem-ao-alentejo-e-ao-cante

Covid-19: Portugal regista 38.136 novas infeções e 33 óbitos nas últimas 24 horas


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/covid-19-portugal-regista-38-136-novas-infecoes-e-33-obitos-nas-ultimas-24-horas

Árbitro borbense Luís Godinho integra curso de inicio de época dos árbitros sul americanos


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/arbitro-borbense-luis-godinho-integra-curso-de-inicio-de-epoca-dos-arbitros-sul-americanos

Fundação Eugénio de Almeida promove encontros com saberes e perspetivas da cidade de Évora


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/fundacao-eugenio-de-almeida-promove-encontros-com-saberes-e-perspetivas-da-cidade-de-evora

Estremoz: Habitantes de São Domingos de Ana Loura sem medo mantêm plano de ir às urnas


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/estremoz-habitantes-de-sao-domingos-de-ana-loura-sem-medo-mantem-plano-de-ir-as-urnas

Covid-19: Pico de internamentos deverá ser atingido no início de Fevereiro


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/covid-19-pico-de-internamentos-devera-ser-atingido-no-inicio-de-fevereiro

Já foi inaugurado o novo hangar da Sevenair no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor (c/fotos)


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/ja-foi-inaugurado-o-novo-hangar-da-sevenair-no-aerodromo-municipal-de-ponte-de-sor-c-fotos

Centro Comunitário de Campo Maior reabre na próxima segunda-feira


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/centro-comunitario-de-campo-maior-reabre-na-proxima-segunda-feira

“Missão Cascas Solidárias”: Gesamb promove campanha de sensibilização em Mourão


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/missao-cascas-solidarias-gesamb-promove-campanha-de-sensibilizacao-em-mourao

Dirigentes associativos do Baixo Alentejo “preocupados com o futuro da agricultura portuguesa”


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/dirigentes-associativos-do-baixo-alentejo-preocupados-com-o-futuro-da-agricultura-portuguesa

Exposição de Fotografia de Joana Calhau patente na Igreja de São Vicente em Évora


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/exposicao-de-fotografia-de-joana-calhau-patente-na-igreja-de-sao-vicente-em-evora

Baja TT Montes Alentejanos decorre em fevereiro!


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/baja-tt-montes-alentejanos-decorre-em-fevereiro

Mulher de 44 anos morre após despiste de veículo ligeiro em Serpa


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/mulher-de-44-anos-morre-apos-despiste-de-veiculo-ligeiro-em-serpa

Évora: Departamento da Pastoral Juvenil realiza festival diocesano da canção


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/evora-departamento-da-pastoral-juvenil-realiza-festival-diocesano-da-cancao

Prisão preventiva para suspeito de furto com duas chaves de fendas num restaurante em Vidigueira


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/prisao-preventiva-para-suspeito-de-furto-com-duas-chaves-de-fendas-num-restaurante-em-vidigueira

Loja da Fidelidade em Vila Viçosa entre as 8 selecionadas para combater o isolamento social


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/loja-da-fidelidade-em-vila-vicosa-entre-as-8-selecionadas-para-combater-o-isolamento-social

Presidente da Cáritas de Évora alerta para "momentos dramáticos" em que vivem instituições sociais


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/presidente-da-caritas-de-evora-alerta-para-momentos-dramaticos-em-que-vivem-instituicoes-sociais

GNR intensifica fiscalização em pontos potenciadores da ocorrência de acidentes rodoviários


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/gnr-intensifica-fiscalizacao-em-pontos-potenciadores-da-ocorrencia-de-acidentes-rodoviarios

Futuras residências universitárias vão ter apenas quartos individuais ou duplos


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/futuras-residencias-universitarias-vao-ter-apenas-quartos-individuais-ou-duplos

Escolas de Beja entre as que procuram professores para preencher 220 horários


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/escolas-de-beja-entre-as-que-procuram-professores-para-preencher-220-horarios

Legislativas: Entre 03% e 07% da população em isolamento no dia das eleições


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/legislativas-entre-03-e-07-da-populacao-em-isolamento-no-dia-das-eleicoes

André Ventura em ação de campanha participou em jantar comício em Arronches.


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/andre-ventura-em-acao-de-campanha-no-distrito-participou-em-jantar-comicio-em-arronches

Grândola aprova orçamento de 34 milhões de euros para 2022


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/grandola-aprova-orcamento-de-34-milhoes-de-euros-para-2022

Diogo Piçarra passa por Beja na Tour "Vem Cantar Comigo"


https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/diogo-picarra-passa-por-beja-na-tour-vem-cantar-comigo

O Pax Julia Teatro Municipal de Beja, recebe no dia 12 de março, pelas 21h00, o concerto de Diogo Piçarra.

Intitulada “Vem Cantar Comigo”, esta tour marca a primeira vez que Diogo Piçarra se apresentará totalmente a solo em palco e tem a particularidade de ter um convidado muito especial em cada concerto de Lisboa e do Porto.
Diogo Piçarra irá desafiar alguém da região a cantar com ele em palco. Este desafio será colocado através das redes sociais do artista, onde os interessados serão convidados a submeter um vídeo para participar no processo de seleção.
A Tour “Vem Cantar Comigo” será assim uma ocasião para duetos. Em palco, a solo, Diogo Piçarra irá trabalhar instrumentos e formas que nunca o vimos explorar ao vivo, e estará acompanhado de um cenário surpreendente.
No alinhamento destes concertos, para além dos sucessos que têm marcado a carreira do artista, não faltará certamente “Vem Dançar Comigo”, o seu novo single, uma canção inspiradora, com uma melodia envolvente e uma interpretação intensa, que é um dos grandes atributos do cantor, compositor e produtor.

Os bilhetes já estão à venda e têm o custo de 15€.

Estremoz é conhecida internacionalmente pelas suas jazidas de mármore branco, o chamado Mármore de Estremoz.

A exploração do mármore nesta região é muito antiga, como comprova o Templo romano de Évora, que contém mármore originário de Estremoz. 

A Estremoz foi concedida a distinção de «Notável Vila», atribuída pelos reis de Portugal a muitas das suas vilas; foi elevada à categoria de cidade em 1926.

Mas não é só o Mármore que está em destaque em Estremoz. Estremoz é também conhecida pelas suas rotas e percursos.

Conheça-os aqui:

Percurso 1: “Estremoz à volta do Rossio”

Tem como ponto de partida o Convento dos Congregados de S. Filipe de Nery, onde atualmente funciona a Câmara Municipal,.

Aqui poderá visitar a entrada e as escadarias contendo azulejos do séc. XVIII com cenas de caça e guerra. Ao lado poderá apreciar uma magnífica obra de arte, visitando o Museu de Arte Sacra.

Será ainda local de paragem obrigatória a  Ermida do Santo Cristo e o Convento de S. João da Penitência ou das Maltesas. Único convento feminino da Ordem de Malta, fundado no séc. XVI, mais tarde Hospital da Misericórdia e hoje em dia alberga o Pólo da Universidade de Évora e o Centro de Ciência Viva.

A norte do Rossio, encontra a Igreja e Convento de S. Francisco, fundado em Portugal no séc. XIII, conservando a sua estrutura interior gótica, onde se encontram  três grandes obras: A Capela de D. Fradique de Portugal; o Túmulo de Vasco Esteves de Gata e a Árvore de Jessé do séc. XVII.

O Quartel Militar dos Dragões de Olivença, a Estátua de Saturno, conhecido como Gadanha e o famoso Café Restaurante Águias D’ Ouro são ainda alguns dos locais que pode visitar.

Percurso 2: “Burgo Medieval”

Neste percurso comece pelo Pelourinho quinhentista, considerado Monumento Nacional. Subindo as escadarias deparamos com um arco – Porta da Frandina seguindo em direção ao Centro Histórico Medieval.

A antiga Armaria Real de D. João V, transformada em Pousada, convida ao repouso e junto a ela, ergue-se a Torre de Menagem.

A Igreja de Santa Maria, uma das obras religiosas mais importantes do fim da Renascença no Alentejo, o Paço de Audiências de D. Dinis de fachada gótica,  o Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho, , e a Capela da Rainha Santa Isabel, forrada a mármore e azulejos representando cenas da vida da “Santa Milagrosa” convidam a uma visita.

Descendo o Arco de Santarém, a meio da Rua Direita, encontramos os Quartéis, mandados construir por D. João IV.

A Igreja de Santiago,  a Torre das Couraças e a Fonte do Espírito Santo estão também em destaque no vastíssimo património de Estremoz.
 

Percurso 3: “Rota dos Azulejos”

A riqueza de Estremoz não se encontra só em Museus, Monumentos, artesanato, Mármores, Cerâmicas…ela está também presente nos azulejos que se encontram espalhados pela cidade.

Comece esta rota pela parte histórica, onde poderá observar na Capela da rainha santa, azulejos interessantes que representam cenas da vida da rainha.

Descendo pelo arco da Frandina, em direcção ao Pelourinho e continuando até ao banco Santander Totta, do outro lado encontrará um edifício com azulejaria. Na Antiga Misericórdia mais painéis em azulejos podem se observados.

A Biblioteca Municipal encontra-se decorada com azulejos e no edifício da Câmara Municipal poderá observar as escadarias e ricas em azulejos do séc. XVIII,.

Visite ainda os Azulejos da Estação da CP e a igreja de São Francisco mais painéis para visitar.

Junto ao Jardim Municipal, o Palácio Tocha é outro dos Vários Edifícios rico em azulejos.

Percurso 4: “Rota da Água”

A água constitui um bem essencial à vida. 

As fontes, chafarizes e fontanários formam, muitas vezes, um dos principais motivos que levaram à fixação do Homem em determinados locais desde os tempos antigos. Assim, compreende-se a existência de inúmeras nascentes de água nas proximidades e no interior de localidades de maior ou menor dimensão, como é o caso da cidade de Estremoz.

Devido à sua importância, a Câmara Municipal de Estremoz procura proteger o património hidráulico atual, do qual fazem parte as fontes de água, mesmo que no presente estas se encontrem desativadas, relativamente às funções para as quais foram utilizadas no passado.

Fonte: Município de Estremoz

No dia 14 de janeiro de 2022, pelas 18h, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, o Arcebispo de Évora presidiu à Eucaristia e Te Deum por ocasião da vitória das Linhas de Elvas.

Após reflexão feita a partir da Palavra de Deus proclamada na celebração, D. Francisco José Senra Coelho contextualizou a celebração eucarística e o canto do Te Deum nos grandes valores da paz propostos pelo Santo Padre, o Papa Francisco, no passado 55º dia mundial da paz 2022, sob o tema “Diálogo entre gerações, educação e trabalho: instrumentos para construir uma paz duradoira”, vivido no primeiro dia do novo ano 2022. Na referida mensagem o Papa Francisco propôs três caminhos para a construção de uma paz duradoira: “primeiro, o diálogo entre as gerações, como base para a realização de projetos compartilhados. Depois, a educação, como fator de liberdade, responsabilidade e desenvolvimento. E, por fim, o trabalho, para uma plena realização da dignidade humana. São três elementos imprescindíveis para tornar ‘possível a criação de um pacto social’, sem o qual se revela inconsistente todo o projeto de paz”.

O Prelado lembrou também o comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (11 de janeiro de 2022) recordando que: “tendo em conta o processo eleitoral em curso, o Conselho apela à participação democrática dos cidadãos no próximo ato eleitoral e pede aos partidos políticos que apresentem com clareza as suas propostas quanto aos problemas da sociedade, sobretudo no que diz respeito à vida humana e sua salvaguarda integral, às situações de pobreza e coesão económica, às questões da justiça, à desertificação do inte4rior do país, à situação dos emigrantes e aos problemas ambientais”. O Arcebispo de Évora solicitou uma atenção cuidada e urgente ao grave problema da escassez de técnicos de saúde que afeta sobretudo o interior do país e lamentou a incompetente coordenação dos recursos humanos, que dirigiram a emigração de muitos técnicos de saúde sem lugar à mesa nacional, pondo a render as suas qualidades em vários países europeus e extraeuropeus, permanecendo agora as nossas populações à míngua deste imprescindível apoio para a qualidade da saúde e da vida, solidarizando-se com situações difíceis e conhecidas no Hospital de Santa Luzia de Elvas e do Espírito Santo de Évora, sem esquecer o mesmo tipo de situações em outros centros de saúde. Lamentou que o povo português tenha feito um louvável esforço de contribuir para a formação de excelentes técnicos e que agora se veja privado dos seus bons serviços.

 

D. Francisco Senra Coelho apelou também para um compromisso concreto e assumido de apoio à fixação das novas gerações no vasto território do interior alentejano. Só uma política positivamente discriminatória pode reduzir os pesados custos da interioridade, concluindo com um forte apelo a que as entidades competentes olhem com objetividade, compromisso e concretização para a realidade das IPSS que, no terreno, cuidam dos idosos e apoiam as poucas famílias jovens no cuidado dos seus filhos, através de berçários, creches e jardins-de-infância. Lembrou a dificuldade de recrutamento técnico especializado e no âmbito dos serviços gerais para estas instituições, que se debatem com graves carências de apoio financeiro e de recrutamento funcionais. Apelou para esta urgente situação lembrando várias instituições em aflitivas situações de rutura.

 

Lembrou o Arcebispo que todos estes temas têm passado à margem dos debates partidários que permanecem no opaco de questões genéricas sem percorrer os caminhos do país real. “Para quando o incremento de mais centros de cuidados permanentes para idosos? Para quando a implementação de centros de cuidados paliativos que deem continuidade à vida, sem nos encurralarmos no fatídico recurso da eutanásia? Para quando uma atenção efetiva aos serviços de cuidado de saúde no contexto da pandemia e pós-pandemia? Para quando a ampliação do número de psicólogos nos serviços de saúde? Para quando uma rede de creches privadas e públicas com caráter gratuito que incentivem a natalidade, neste interior em desertificação crescente? Para quando consequências efetivas da legislação a favor dos imigrantes, que graças ao regadio das águas do Alqueva vêm trabalhar para as vastas explorações agrícolas e hortícolas do Alentejo e que, em muitos casos, sobrevivem em autênticas colmeias de uma nova escravatura, situação esta já várias vezes denunciada pelos Bispos de Beja e Évora e pela Comissão Justiça e Paz de Évora? Eis um conjunto de interrogações sobre a qualidade da nossa liberdade e da integridade do território nacional, afinal, a grande questão da vitória das Linhas de Elvas: a nossa liberdade como povo e como nação”.

 

O Prelado concluiu que celebrar a vitória da batalha das Linhas de Elvas é apostar na paz, sempre fruto da justiça e do desenvolvimento integral e global.

Até ao final do mês de abril de 2022, encontram-se abertas as candidaturas para a 7ª edição do Prémio Espírito Empreendedor, promovido pelo Município de Odemira, que tem por finalidade estimular e reconhecer as iniciativas empreendedoras e criativas, no âmbito do Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego.

As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 30 de abril através de preenchimento de formulário, disponibilizado no Balcão Único e no site do Município AQUI

Consulte regras de participação para a edição de 2022

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31