“Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” trata-se do novo Produto Turístico desenvolvido pela Upstream para a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. Embaixadores da região, os irmãos Sérgio e Nélson Rosado foram desafiados pelo Presidente da Região de Turismo, António Ceia da Silva, para empreenderem uma viagem de peregrinação com mais de 1 000 quilómetros, entre a aldeia da Mesquita e Santiago de Compostela. A viagem, com duração de 10 dias, teve término na passada sexta-feira, 3 de julho. 

Todo o projeto foi acompanhado pela Upstream que, para além da logística, da comunicação e intervenção junto das Comunidades e Entidades locais, ficou responsável pela identificação, levantamento cartográfico e georreferenciação dos percursos no terreno, bem como dos pontos de interesse e recursos logísticos de apoio para quem visita o território.

O projeto está assente em torno de dois caminhos estruturantes: o Caminho Nascente, com 380Km e o Caminho Central, com 440Km, acrescidos de duas variantes – o Caminho da Raia e a Via Atlântico – que se estendem ao longo de 50 Municípios da Região, num total de quase 1.400 km.

A definição da Rede dos Caminhos de Santiago no território do Alentejo e Ribatejo resultou de um extenso e detalhado levantamento e avaliação prévios dos recursos patrimoniais, culturais e históricos associados ao culto e à Ordem de Santiago, sublinhando a essência de itinerário Histórico-Cultural e de Natureza, a par da vertente espiritual.

Tal como a Rádio Campanário informou, deflagrou esta tarde, em zona de mato, sobreiro e eucaliptal ,em Monte Ruivo (São Marcos da Serra), concelho de Silves, um incêndio que mobiliza já um total de 223 bombeiros no combate às chamas, apoiados por 65 veículos, 12 meios aéreos e três máquinas de rasto.

Segundo o comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte Costa, encontram-se” nesta altura a caminho do Algarve dois grupos de reforço oriundos de Setúbal e de Évora e um pelotão de ataque estendido da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Ao que a Rádio campanário sonseguiu apurar, elementos da corporação dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa encontram-se a caminho do local para reforço dos meios humanos existentes.

A Proteção Civil espera que, com o cair da noite e a acalmia do vento, surjam condições mais favoráveis no combate ao incêndio que ao final da tarde tinha já duas frentes ativas.

No entanto,em conferência de imprensa na sede sobre a situação de risco de incêndio rural para as próximas 72 horas, informou que uma pessoa com mobilidade reduzida foi retirada de sua casa "por precaução", tendo sido deslocada para uma zona de segurança.

Há ainda a registar um bombeiro ferido, com queimaduras ligeiras nos membros inferiores, acrescentou o comandante operacional nacional.

 

O Convento de Santo António localiza-se no alto do monte da Cabanita, na freguesia de São Lourenço, ao norte da cidade e concelho de Portalegre . Um dos edifícios mais emblemáticos desta cidade, vai ser transformado numa unidade  hoteleira assim como, para a Rua de Santo André, está prevista a constriução um hotel de charme.

Segundo informação da Presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, vai estar presente em reunião de Câmara da próxima quarta-feira, para aprovação, o projeto de arquitetura relativo à reconversão do Convento de Santo António . Quanto ao hotel de charme diz que o mesmo “vai ser lançado rapidamente”.

A autarca, informou ainda que o hotel na Avenida de Badajoz, na Zona Industrial de Portalegre, atualmente desativado, vai ser transformado numa residência para estudantes do Politécnico de Portalegre e, não sendo ainda certo, no edifício do antigo hotel D. João III, junto ao Jardim da Avenida da Liberdade, poderá surgir uma zona residencial.

A concessão do Convento de São Francisco, ao abrigo do Programa Revive, deverá avançar, sendo que o mesmo será transformado numa unidade hoteleira, que disporá de um espaço museológico dedicado à antiga corticeira Robinson.

A chegada da Pandemia do Covid 19 a Portugal obrigou o país a parar, com oobjetivo de salvar vidas e evitar uma calamidade, marcando o início de uma profunda crise económica, com o número de desempregados a aumentar em mais de 103 mil, relativamente ao mesmo mês do ano anterior, segundo os dados do IEFP, 2020.

Perante uma situação económica muito delicada onde existiram profundas e claras mudanças no mercado a Universidade de Évora, consciente do papel que desempenha na relação entre o conhecimento e o mercado de trabalho, e da mais-valia que o conhecimento adquirido pelos seus estudantes pode ter no combate à crise, não só manteve, como ainda reforçou, a sua aposta na empregabilidade, adaptando as actividades previstas.

Assim, a Universidade de Évora está a organizar o 1.º Virtual Recruitment Day, que terá lugar nos dias 8 e 9 de Julho, entre as 10:30h e as 17:30h, com o propósito de levar as empresas até aos alunos, e que consistirá num conjunto de reuniões virtuais, entre estudantes e empresas, para apresentação de vagas de estágios e de emprego. Uma iniciativa muito bem recebida por parte do mundo empresarial, registando-se já bastantes inscrições por parte das empresas.

Para participar no evento "Virtual Recruitment Day", os alunos podem inscrever-se através do link

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfykHlC8lJAjeOOiauyCQGxxg8NSm03HBf9IAlF2dBhTcF-bg/viewform

De realçar que as empresas até agora inscritas têm, segundo a Universidade de Évora, um interesse real em contratar, pelo que os organizadores esperam que esta seja uma iniciativa de sucesso.

Para além deste evento, a Universidade de Évora, por meio do GAITEC - Gabinete de Apoio à Inovação, Transferência, Empreendedorismo e Cooperação , encontra-se também a desenvolver outras iniciativas, em conjunto com as empresas.

Desta forma, para além de reforçar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, a Universidade de Évora tem um contributo positivo junto da comunidade, nesta situação particular por que todos estamos a passar.

Tal como a Rádio Campanário noticiou esta manhã, Rúben Couto, o assassino que espancou até à morte a colega de mestrado em Psicologia Beatriz Lebre, foi encontrado morto ontem à noite no Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL).

Segundo apurou o Correio da Manhã, o corpo do homicida, de 25 anos, foi detetado às 23h00. Estava a ser vigiado de hora a hora, pelo que o óbito aconteceu entre as 22h00 e as 23h00.

A mãe de Beatriz Lebre reagiu, esta segunda.feira, à notícia da morte de Rúben Couto, através da sua página pessoal de Facebook, dizendo "nunca fui de acordo e continuo ainda a não concordar com a pena de morte (em qualquer circunstância). Não só porque desejo viver numa sociedade com elevado nível civilizacional, mas também porque não havendo sistemas infalíveis prefiro um culpado livre do que um inocente no corredor da morte”.

Adiantou ainda que “numa sociedade que não mata quem matou, deveria haver, no mínimo, mais respeito pelas vítimas. Uma sociedade que não mata quem matou nunca deveria preocupar-se em vasculhar imperfeições nas vítimas com intenção de encontrar justificação para a crueldade de um assassino. Numa sociedade que não mata quem matou devia de imediato e incondicionalmente proteger as vítimas. Sirva esta história para corrigir e melhorar os nossos valores", acrescentou .

Paula Lebre terminou escrevendo “Não é possível medir sofrimentos, mas uma morte é uma morte. Quando morre uma criança ou um jovem é sempre uma perda para as famílias como para a sociedade. É perda de património Humano”.

Rúben Couto foi detido no dia 27 de maio e confessou que assassinou Beatriz Lebre, de 23 anos, natural de Elvas. Depois de a ter morto, atirou o corpo ao Tejo, Lisboa, que viria a ser recuperado pelas autoridades dois dias depois da detenção.

Ocorreu esta tarde, um incêndio agrícola, na zona do Bairro das Quintinhas, concelho de Estremoz.

De acordo com o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Évora, o alerta foi dado cerca das 19h19 e no local estiveram operacionais e veículos das Corporações de Bombeiros de Estremoz, Borba e Vila Viçosa.

O incêndio encontra-se neste momento em fase de conclusão.

Tanto o PCP como o Bloco de Esquerda pediram a apreciação parlamentar do decreto 27/2020, a ser discutida amanhã, terça-feira, em plenário, assumindo uma forte contestação ao diploma por considerarem que a eleição indirecta dos presidentes das CCDR constitui uma forma de travar a regionalização, além de criticarem a forma indirecta da eleição.

As três forças partidárias,  vão pedir a cessação de vigência do decreto que permite a eleição dos presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) por um colégio eleitoral de autarcas., não sendo até ao momento conhecida a posição do PSD referente a esta matéria.

O PCP e o Bloco de esquerda, contestam ainda  que as primeiras eleições aconteçam já em Setembro, ou seja,no último ano de mandato dos autarcas. 
O pedido de cessação de vigência vai também ser apoiado pelo CDS, que considera esta iniciativa uma “regionalização encapotada”.

De recordar que, em Novembro do ano passado, António Costa justificou a abertura à eleição indirecta dos presidentes das CCDR como um passo para gerar “confiança” nos cidadãos face a uma futura regionalização. 

Actualmente, os presidentes das cinco CCDR - Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve - são nomeados pelo Governo., tendo sido designado para a região Alentejo,  Roberto Pereira Grilo, em funções desde o ano de 2012.

A CCDR Alentejo tem Sede em Évora e dispõe de serviços desconcentrados em Portalegre, Beja e Santo André, tendo por  missão assegurar a coordenação e a articulação das diversas políticas sectoriais de âmbito regional, bem como executar as políticas de ambiente, de ordenamento do território e cidades, e apoiar tecnicamente as autarquias locais e as suas associações, ao nível da respetiva área geográfica de atuação.

Elementos da corporação dos Bombeiros Voluntários de Mourão, estão neste momento a caminho de Silves, para ajuda no combate ao incêndio que deflagrou esta tarde, em zona de mato, sobreio e eucaliptal ,em Monte Ruivo (São Marcos da Serra), concelho de Silves.

No local encontram-se neste momento cerca de 11 meios aéreos e 200 bombeiros no combate às chamas, tentandop proteger as populações das localidades que se encontram perto do local onde o fogo deflagrou.

As temperaturas e o vento que se faz sentir com alguma intensidade, tem provocado diversas projeções, o que tem dificultado o trabalho dos bombeiros.

Tal como a Rádio Campanário informou na passada sexta-feira, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Alandroal, abriu hoje, colocando o município do Alandroal na primeira linha da resposta nos cuidados e no bem-estar animal.

Este espaço, pretende igualmente ser um   um porto de abrigo para quando falham os cuidados de quem assume a responsabilidade de ter um animal de companhia.

Segundo informação do Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, atrabvés da sua página pessoa de Facebook, já existem neste novo espaço alguns animais a aguardar novos donos, deixando por isso o desafio para quem estiver interessado em adoptar um animal, poder deslocar-se ao Centro de Recolha de Animais para conhecer o espaço e os animais que ali se encontram disponíveis para adopção.

O projeto do município alandroalense teve a sua candidatura aprovada ao abrigo do “Programa de Concessão de Incentivos Financeiros para a Construção e Modernização de Centros de Recolha Oficial de Animais de Companhia” obtendo assim o montante máximo de 50 mil euros atribuídos pelo programa.

A Rádio Campanário, por motivo de avaria nos emissores que suportam a sua radiodifusão, encontra-se neste momento impedida de proceder à sua normal emissão.

Trata-se de uma avaria técnica, que estamos a tentar reparar com a maior brevidade possível e a qual, contamos ter resolvida, durante o dia de amanhã terça-feira, retomando assim as nossas emissões regulares.

Face a esta situação, apresentamos desde já o nosso pedido de desculpas pelo sucedido reiterando que tudo está a ser feito para que, a emissão seja retomada rápidamente.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31