Foram detidos, ao abrigo de mandados de detenção fora de flagrante delito emitidos pelo MP de Portalegre, e presentes ao JIC, no dia 10.3.2020, para primeiro interrogatório, três arguidos indiciados pela prática de um crime de abuso sexual de crianças agravado e um crime de atos sexuais com adolescentes agravado, um dos arguidos como autor material e os outros dois como cúmplices, factos ocorridos desde 2018, no Crato, área desta comarca.
Segundo a PJ, através da Unidade Local de Investigação Criminal de Évora, identificou e deteve um homem, com 20 anos de idade, por fortes indícios da prática de crimes de abuso sexual de crianças e de atos sexuais com adolescentes.
O presumível autor é suspeito de ter abusado sexualmente de uma menina, desde os 13 anos de idade, altura em que a menor fugiu de uma instituição e passou a viver em união de facto com o visado.
Os factos ocorreram desde agosto de 2018, na habitação de familiares do suspeito e com a conivência dos pais, o que levou a que ambos, com 55 e 51 anos de idade, fossem igualmente detidos enquanto cúmplices dos crimes em investigação, tendo a menor sido conduzida a uma instituição de acolhimento.
Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicadas as medidas de coação de apresentações semanais às autoridades e de proibição de contactos com a vítima.