A proteção civil emitiu um aviso de que o Alentejo se encontra com risco extremo de incêndio rural, devido às temperaturas extremas de hoje.
Os incêndios rurais são considerados catástrofes naturais, mais pelo facto de se desenvolverem na natureza e por a sua possibilidade de ocorrência e caraterísticas de propagação dependerem fortemente de fatores naturais, do que por serem causados por fenómenos naturais.
As causas dos incêndios rurais são das mais variadas. Têm, na sua grande maioria, origem humana, quer por negligência e acidente (queimadas, queima de lixos, lançamento de foguetes, cigarros mal apagados, linhas elétricas), quer intencionalmente.
A deteção de um incêndio rural é muito importante para o extingir, evitando que se desenvolva para proporções incontroláveis. Qualquer utilizador da floresta deverá efectuar todos os esforços para extinguir ou controlar qualquer foco de incêndio que detecte e alertar os bombeiros.
O alerta poderá ser dado para o número 112. O informador deverá ser tão claro e preciso quanto possível nas informações que fornecer.
Quem detectar um incêndio deverá tentar salvaguardar o seu local de início para que posteriormente se possam desenvolver acções de investigação das suas causas.