Era na taberna tradicional alentejana, que no final do dia de trabalho as pessoas se juntavam, para falar do seu dia-a-dia, diálogos que o copinho de vinho acompanhava, aproveitando o petisco, carapaus fritos, torresmos, paio, chouriço assado, queijo, entre outras delícias que se degustavam. O copo do vinho aquecia as gargantas, que davam voz ao cante alentejano, que todo o alentejano sabe e canta.
O São Martinho era a altura do ano em que as tabernas recebiam visitantes, altura em que se provava o vinho novo, e como manda a tradição, um grupo de amigos, da Vila de Redondo, juntou-se num café ou numa tasca a petiscar e sempre surgia o cante e toque da musica tradicional portuguesa, com uma atenção especial ao cante alentejano, ao fado e às serenatas de Coimbra.
Em 2003, e por sugestão da escritora Elizabete Guerreiro, oficializou-se a formação do grupo, com o nome que se lhe adequava, TROVADORES de REDONDO.
Desde então, o grupo fez uma recolha mais aprofundada do cancioneiro alentejano, que tem sido bastante divulgado através de concertos em várias partes do país.
Dez anos a cantar e a fazer amigos, e a melhor data para assinalar o aniversário, o São Martinho, para relembrar as tradições que o grupo tentar manter vivas.
A festa de aniversário conta com a presença de uma leque variado de artistas conhecidos a nível nacional e internacional, pelo palco do pavilhão de exposições multiusos de Redondo, no próximo dia 9 de novembro, pelas 22h, passarão nomes como, Dino Roma, Nuno Pereira, Patrícia Leal, Valentim, Carla Silva, Rita Justa, Marta Cidade, Carolina Carrapiço, André Bilro, António Queiroz, Filipe Larsen, Sidonio Pereira, Janita Salomé, Luís Caeiro e os aniversariantes, Trovadores de Redondo.
Estes agradecem a todos os que, das mais variadíssimas formas, os acompanharam e contando com a presença de todos para a festa dos DEZ anos a cantar o Alentejo e o Redondo.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Trovadores%20Redondo_5nov.MP3{/play}