A DGARTES divulgou ontem os resultados provisórios do apoio em parceria Arte e Coesão Territorial, que permitirá apoiar 34 projetos em territórios de menor densidade artística profissional, com a seguinte distribuição: 30 municípios, de um total de 76, 16 NUTS III (sub-regiões), de um total de 19, 5 NUTS II (regiões), de entre 6.
De acordo com os dados divulgados na página oficial da DGArtes, na Região Alentejo foram contemplados 8 projetos, 2 no Baixo Alentejo, 2 no Alto Alentejo e 4 no Alentejo Central.
O apoio em parceria Arte e Coesão Territorial tem como objetivo fomentar a criação de projetos culturais com a participação e envolvimento ativo das comunidades, estruturas, artistas e agentes artístico-culturais locais na conceção e criação de projetos, incentivando a sua contribuição para valorizar, capacitar e empoderar as populações e o desenvolvimento humano, social e económico dos territórios.
Destaca-se a aposta no processo de desenvolvimento do projeto no terreno, através do aumento do período de execução do apoio até um máximo de 24 meses, por forma a permitir a capacitação das entidades e das comunidades na construção de redes sólidas e sustentáveis na relação com os territórios em que intervêm. São igualmente valorizados os mecanismos de continuidade do projeto artístico, após a conclusão do período de apoio, fomentando a implementação de dinâmicas de fruição, participação e criação artísticas nos territórios.
O apoio da DGARTES às entidades e projetos artísticos deve ser diversificado e abrangente e este programa vem juntar-se ao programa quadrienal, programa bienal, ao programa de apoio a projetos, ao programa de apoio em parceria e aos programas de apoio à internacionalização das artes, num sistema integrado de apoio do Ministério da Cultura.”