A Direção-Geral da Saúde divulgou esta segunda-feira o parecer técnico sobre a Festa do Avante!, que se vai realizar entre os dias 4 e 6 de outubro, na quinta da Atalaia, no Seixal.
O PCP já reagiu às diretrizes da autoridade de saúde, garantindo que a redução da lotação do recinto vai ser cumprida, bem como a recomendação de lugares sentados. Segundo o partido comunista, todos os espetáculos vão ter lugares sentados, com distanciamento de dois metros, e as cadeiras vão ser higienizadas nos intervalos.
De acordo com o documento, no recinto só podem estar 16.563 pessoas e a venda de bebidas alcoólicas vai ser proibida a partir das 20:00 horas, com exceção à zona de restauração.
Em relação às normas de saúde, os participantes do evento devem garantir o distanciamento físico de dois metros entre pessoas, em todos os espaços do recinto, salvo se forem coabitantes.
Os acessos e corredores de circulação na Quinta da Atalaia devem ser de sentido único, com sinalética clara e visível, de forma a evitar o cruzamento de pessoas. Também a entrada no recinto deve estar organizada para que o tempo de espera seja reduzido.
Em relação ao público, segundo o parecer da DGS, os espaços destinados a espetáculos devem ser organizados com plateia, com lugares sentados.
“Os espaços destinados a espetáculos devem estar organizados em plateia, com lugares sentados, cumprindo a lotação e ocupação mencionadas neste parecer.”, refere a autoridade de saúde.