A Direção-Geral de Saúde pondera vacinar crianças com mais de 12 anos, mas existe um desacordo entre os especialistas, estando longe de ser uma realidade.
Segundo a notícia avançada esta tarde pela SIC Notícias, a comissão de vacinação contra a covid-19 propôs à Direção-Geral da Saúde que as crianças entre os 12 e os 18 anos sejam vacinadas já no próximo mês. No entanto, a medida não é consensual entre os especialistas.
Desde maio, a Agencia Europeia do Medicamento desde maio, autorizou a vacinação de crianças acima dos 12 anos. E agora, a DGS está a ponderar este avanço.
O plano nacional de vacinação tinha como ideia, começar a vacinar crianças a partir dos 12 anos, sem restrições, já no próximo mês. No entanto, alguns especialistas consideram que só as crianças com comorbilidades devem ser chamadas.
A opção de vacinar menores de idade contra a covid-19 ganhou especial relevância devido à variante Delta, por ser mais transmissível em crianças e por obrigar a uma maior percentagem de vacinados para atingir a imunidade de grupo.