No próximo dia 8 de dezembro, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa celebrará no Santuário Nacional da Padroeira de Portugal, em Vila Viçosa, a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria.
Quase desde os alvores da portugalidade, que o Santuário Nacional da Padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição, reúne em Vila Viçosa, a nobre gente da Nação Fidelíssima, a Terra de Santa Maria. E comprova a História, que mais forte se faz esta união entre Portugal e Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, quando em perigo se coloca a nação e a sua independência: São Nuno de Santa Maria, o Condestável do Reino, oferece trono à Virgem Maria, aqui, nos alvores do Século XV, e Sua Majestade, o Rei D. João IV, coroará a Senhora da Conceição, em plena Guerra da Restauração, no ano de 1646.
Rezam as crónicas, que aqui permanecerá para sempre, o eco de louvor das tropas ajoelhadas defronte do Santuário da Padroeira, na tarde de 17 de junho de 1665, finda a Batalha de Montes Claros, ganha a Castela ao grito de “Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa”.
E de perto ou de mais longe, em grupo ou sozinha, jamais a gente deixou de acorrer a este “Altar de Portugal”, todo o ano, mas muito especialmente no dia da Imaculada Conceição, porque não existe inverno nem dezembro, que nos arrefeça o coração e o amor pela mãe de Jesus.
Após os difíceis anos da pandemia, e no contexto doloroso do regresso da guerra à velha Europa, celebraremos este 8 de dezembro de 2022, com os muitos que a nós se queiram juntar, rezando a Maria, a Rainha da Paz, para que a todos inspire a acolher na vida, o Evangelho de Jesus, e que as palavras, os gestos e as atitudes, sublinhem esse tão fundamental conselho materno de “Fazei o que Ele vos disser”.
De acordo com a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, estão criadas as condições para bem receber a todos, a começar, desde logo, por um serviço de acolhimento aos peregrinos.
Veja o programa: