Comemoram-se hoje os 49 anos do 25 de Abril.
A Revolução , também conhecida como Revolução dos Cravos, foi o mais importante evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974.
Através desta, ficou para trás o regime ditatorial do Estado Novo , vigente desde 1933, dando lugar à mplantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de abril de 1976.
Esta ação foi liderada por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto na sua maior parte por capitães, os designados Capitães de Abril, que tinham participado na Guerra Colonial e que tiveram o apoio de oficiais milicianos.
A 15 de maio de 1974, o General António de Spínola foi nomeado Presidente da República. O cargo de primeiro-ministro seria atribuído a Adelino da Palma Carlos.
Seguiu-se um período de grande agitação social, política e militar conhecido como o PREC (Processo Revolucionário em Curso), marcado por manifestações, ocupações, governos provisórios, nacionalizações e confrontos militares que terminaram com o 25 de novembro de 1975.
Estabilizada a conjuntura política, prosseguiram os trabalhos da Assembleia Constituinte para a nova constituição democrática, que entrou em vigor no dia 25 de abril de 1976, o mesmo dia das primeiras eleições legislativas da nova República. Na sequência destes eventos foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de abril, denominado como “Dia da Liberdade”.