12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Dia de São Nuno de Sta. Maria “celebra a génese do Santuário de N. Sra. da Conceição em Vila Viçosa”, diz Arcebispo (c/som e fotos)

Decorreu esta quarta feira, 6 de novembro, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa, as comemorações do dia de São Nuno de Santa Maria.

A Rádio Campanário marcou presença e falou com o Sr. Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, que presidiu ás celebrações.

D. Francisco Senra Coelho começa por referir aos nossos microfones que “é sem dúvida um dia importante para a igreja e sobretudo para Vila Viçosa”.

O Arcebispo de Évora refere que “Vila Viçosa beneficiou de uma transformação a partir da figura grande de Nuno Álvares Pereira”, explicando depois que essa beneficiação começou “quando transformou a ermida que existia aqui num espaço religioso mais amplo”.

A imagem de Nossa Senhora “foi ele que ofereceu, uma imagem vinda de Inglaterra”, onde “a devoção já tinha atingido níveis que ainda não se verificavam em Portugal”, declara.

“A Vila Viçosa de hoje começa no momento em que a pequena ermida se transforma em Igreja de Nossa Senhora da Conceição, pela mão de D. Nuno Álvares Pereira”
D. Francisco Senra Coelho

D Francisco Senra Coelho considera que “hoje celebramos a génese, a raiz do Santuário de Nossa Senhora da Conceição”, lembrando “a dimensão pioneira que este Santuário atingiu na Península Ibérica”.

Para além da fundação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, este dia “ao que tudo indica assinala também a fundação da Régia Confraria, segundo alguns historiadores terá sido D. Nuno Álvares Pereira o fundador”, explica D. Francisco Senra Coelho.

Para D. Duarte Pio, São Nuno de Santa Maria “é uma figura incontornável da região e do país”.

O duque lembra que “a igreja foi construída por São Nuno”, acrescentando ainda “todas as benfeitorias que ele realizou permitiram a génese deste Santuário”.

{gallery}vv_diadesaonuno_2019{/gallery}

Populares