Museus, Palácios e Monumentos comemoram no dia de hoje (18 de Maio) o Dia Internacional dos Museus, que um pouco por todo o pais oferece desde a programação de visitas, palestras, exposições, concertos e encenações históricas.
Segundo a Diretora do Museu Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, Maria de Jesus Monge em conversa com a Rádio Campanário revelou que o museu “não tem por tradição de ter grandes atividades”.
Ainda assim, o Jardim da Duquesa abre os seus portões às 17 horas para que seja contada a história da Duquesa Dona Leonor, ela que ali residiu em tempos passados.
Será uma conferência por Marta Páscoa, que recentemente estudou e elaborou o livro Muitas Cousas nº2, tendo como foco principal a vida do D. Jaime, quarto Duque de Bragança, que entre muitas curiosidades tem a história deste seu casamento que muita controvérsia causou em seus tempos.
“Um casamento por arranjo entre famílias”, revela a Diretora do Museu e “o mínimo que se pode dizer é que não correu bem”, acrescentou.
Em torno do livro da autoria de Marta Páscoa, diz que o tema do casamento “foi, não exclusivamente, mas uma das grandes áreas de investigação” e vem “tratar sobre outra perspetiva, uma história contada desde o século XVI” em que, por vezes, “há momentos da história em que determinados episódios são contados de forma um bocadinho deturpada” e que foi essa “trama de meias verdades” que foi estudada e trabalhada.