Para assinalar o dia europeu do número de emergência 112, a Guarda Nacional Republicana (GNR) promove, esta quinta-feira, 11 de fevereiro, várias ações de sensibilização junto da comunidade escolar que visam instruir os alunos sobre a correta utilização desta linha telefónica.
O 112, que celebrou cinquenta anos em outubro no ano transato, é o número de telefone de emergência único europeu, disponível em todo o mundo em redes móveis GSM, de forma gratuita para o qual deve ligar caso necessite de uma ambulância, de bombeiros ou da polícia. Apesar de não substituir os números de emergência nacionais, em países como a Dinamarca, Finlândia, Países Baixos, Portugal, Suécia, Malta e Roménia é indicado como o número de referência nacional.
Recorde-se que as chamadas desnecessárias podem sobrecarregar o sistema e colocar em risco de vida, aqueles que realmente precisam de ajuda.
Antes de telefonar reúna os seus documentos pessoais que serão solicitados por um operador especializado que após perceber a ocorrência reencaminhá-lo-á para o serviço adequado.
Se por lapso estabelecer a ligação para este número, informe o serviço que foi engano de modo a que não sejam mobilizados meios de assistência para verificar em que estado se encontra o cidadão.
Os portugueses já estão familiarizados com o 112, portanto, este ano a Associação do Número Europeu de Emergência dedica o “Dia Europeu do 112” aos estudantes de Erasmus de modo a divulgar este serviço a nível europeu.
Nestas ações de sensibilização, de âmbito nacional, estarão envolvidos 348 militares das Secções dos Programas Especiais que irão desenvolver 239 estar no terreno para esclarecer os cidadãos sobre a utilização deste serviço de emergência.