11.5 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Dia Mundial das Hepatites: Em Évora são seguidos 200 doentes, em todo o país são mais de 100 mil (c/som)

Assinala-se no próximo domingo, 28 de Julho, o Dia Mundial das Hepatites. A doença, que muitas vezes é assintomática, pode conduzir, nos casos crónicos, a casos graves de cirrose e cancro de fígado, sendo por isso essencial conhecer os comportamentos de risco e modos de prevenção.

Isabel Medeiros, Diretora do Núcleo de Exames Especiais do Hospital de Évora, falou à Rádio Campanário sobre o tema, alertando para fatores como a partilha de seringas e relações sexuais sem proteção, que se assumem como os maiores contribuintes para a transmissão da doença. Assim, a população toxicodependente é a mais afetada, sendo que os fluxos migratórios também têm contribuindo para o registo de novos casos. Atualmente, em Évora estão a ser seguidos cerca de 200 doentes.

{play}http://radiocampanario.com/sons/hepatites_25julho.MP3{/play}

Dados apresentados em Abril pela Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) estimam que existam entre 100 a 150 mil portugueses portadores de hepatite C, sendo que apenas 30% sabem que estão infetados.

Rui Tato Marinho, coordenador do Colégio de Hepatologia da Ordem dos Médicos, defendeu esta quinta-feira a criação de um plano nacional de prevenção e diagnóstico das doenças do fígado e a introdução do teste da hepatite C nas análises de rotina.

Populares